REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorPagotto, Sabrina Zilli-
dc.contributor.advisor1Nardocci, Izilda Maria-
dc.date.accessioned2022-08-23T23:43:41Z-
dc.date.available2022-08-23T23:43:41Z-
dc.date.issued2018-04-02-
dc.identifier.citationPagotto, Sabrina Zilli. O discurso publicitário em anúncios de alimentos. 2018. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27134-
dc.description.resumoEsta pesquisa se volta para o estudo do gênero de discurso anúncio publicitário. Os anúncios selecionados são do segmento de alimentos ultraprocessados. O problema que se coloca é: como o discurso do anúncio publicitário de alimentos ultraprocessados se organiza e como funciona? Tal pesquisa se justifica, uma vez que o Ministério da Saúde apresenta um guia alimentar em que os ultraprocessados são considerados alimentos com um perfil nutricional menos saudável e de alto valor energético que, se consumido em excesso, pode causar doenças crônicas. O objetivo geral é examinar como os anúncios publicitários de alimentos industrializados se organizam e que discursos veiculam, no intuito de persuadir o consumidor. Os objetivos específicos estabelecidos são: a) verificar as condições a que o discurso do anúncio publicitário de alimentos industrializados está submetido; b) identificar o seu funcionamento por meio do interdiscurso, da cenografia e do ethos discursivo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que se caracteriza pela obtenção de dados descritivos no contato direto e interativo do pesquisador com o objeto de estudo: o pesquisador procura entender os fenômenos e, com base neles, apresenta sua interpretação. O discurso veiculado pelos anúncios publicitários de alimentos ultraprocessados leva a pensar que se trata de alimentos muito mais saudáveis do que realmente são. Nos anúncios analisados, os ultraprocessados aparecem associados a alimentos promovidos pelo Guia alimentar para a população brasileira.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Língua Portuguesapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDiscurso publicitáriopt_BR
dc.subjectAnúncios de alimentospt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
dc.titleO discurso publicitário em anúncios de alimentospt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
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