REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Graduação em Psicologia
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorTeixeira, Gabriela Garcia Plaza
dc.contributor.advisor1Jardim, Luis Eduardo Franção
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1010482896852866pt_BR
dc.date.accessioned2022-06-17T21:01:27Z-
dc.date.available2022-06-17T21:01:27Z-
dc.date.issued2020-12-01-
dc.identifier.citationTeixeira, Gabriela Garcia Plaza. Adolescência e seu não lugar nos SAICAS: compreensão das narrativas de profissionais de serviços de Acolhimento Inicial (ou Porta de Entrada) através de uma perspectiva arendtiana. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26280-
dc.description.resumoA presente pesquisa busca investigar o cotidiano Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (SAICA) na modalidade específica Acolhimento Inicial (também conhecido como Porta de Entrada), da cidade de São Paulo, através de entrevistas individuais semi-dirigidas com dois profissionais (um psicólogo e um coordenador) que trabalhem ou tenham trabalhado em instituições com esse modelo, e que terão seus nomes preservados sob anonimidade se assim preferirem, assim como as instituições nas quais trabalhavam. Tendo como pano de fundo noções da pensadora Hannah Arendt, o esforço da presente pesquisa é de primeiramente, um resgate histórico, documental, legal e conceitual do Acolhimento Institucional no Brasil (de forma geral e também especificamente do Acolhimento Inicial) e, em um segundo momento, a escuta das narrativas dos profissionais com o propósito de aproximação e compreensão da realidade do SAICA de Acolhimento Inicial. A partir da leitura das transcrições das narrativas, a pesquisadora buscou formar núcleos/categorias de sentido: temáticas que significativamente apareceram em todas as narrativas e que se relacionam com as principais perguntas que o presente trabalho investiga. Ao final da pesquisa, muito mais do que uma análise da dinâmica da rotina da instituição, pude constatar que a adolescência dos SAICAs de Acolhimento Inicial e dos serviços de acolhimento no geral é desprotegida e não tem seus direitos colocados pelo ECA garantidos na práticapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanas e da Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programGraduação em Psicologiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFenomenologiapt_BR
dc.subjectHannah Arendtpt_BR
dc.subjectSAICA Acolhimento inicialpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleAdolescência e seu não lugar nos SAICAS: compreensão das narrativas de profissionais de serviços de Acolhimento Inicial (ou Porta de Entrada) através de uma perspectiva arendtianapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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