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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26280
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Teixeira, Gabriela Garcia Plaza | |
dc.contributor.advisor1 | Jardim, Luis Eduardo Franção | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1010482896852866 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-06-17T21:01:27Z | - |
dc.date.available | 2022-06-17T21:01:27Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-01 | - |
dc.identifier.citation | Teixeira, Gabriela Garcia Plaza. Adolescência e seu não lugar nos SAICAS: compreensão das narrativas de profissionais de serviços de Acolhimento Inicial (ou Porta de Entrada) através de uma perspectiva arendtiana. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26280 | - |
dc.description.resumo | A presente pesquisa busca investigar o cotidiano Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (SAICA) na modalidade específica Acolhimento Inicial (também conhecido como Porta de Entrada), da cidade de São Paulo, através de entrevistas individuais semi-dirigidas com dois profissionais (um psicólogo e um coordenador) que trabalhem ou tenham trabalhado em instituições com esse modelo, e que terão seus nomes preservados sob anonimidade se assim preferirem, assim como as instituições nas quais trabalhavam. Tendo como pano de fundo noções da pensadora Hannah Arendt, o esforço da presente pesquisa é de primeiramente, um resgate histórico, documental, legal e conceitual do Acolhimento Institucional no Brasil (de forma geral e também especificamente do Acolhimento Inicial) e, em um segundo momento, a escuta das narrativas dos profissionais com o propósito de aproximação e compreensão da realidade do SAICA de Acolhimento Inicial. A partir da leitura das transcrições das narrativas, a pesquisadora buscou formar núcleos/categorias de sentido: temáticas que significativamente apareceram em todas as narrativas e que se relacionam com as principais perguntas que o presente trabalho investiga. Ao final da pesquisa, muito mais do que uma análise da dinâmica da rotina da instituição, pude constatar que a adolescência dos SAICAs de Acolhimento Inicial e dos serviços de acolhimento no geral é desprotegida e não tem seus direitos colocados pelo ECA garantidos na prática | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC-SP | pt_BR |
dc.publisher.program | Graduação em Psicologia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Fenomenologia | pt_BR |
dc.subject | Hannah Arendt | pt_BR |
dc.subject | SAICA Acolhimento inicial | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | pt_BR |
dc.title | Adolescência e seu não lugar nos SAICAS: compreensão das narrativas de profissionais de serviços de Acolhimento Inicial (ou Porta de Entrada) através de uma perspectiva arendtiana | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Graduação em Psicologia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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