REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Formação de Formadores
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26041
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Bruna Ribeiro Ramos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1342223402504444pt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Laurinda Ramalho de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5818071827799305pt_BR
dc.date.accessioned2022-05-11T20:23:38Z-
dc.date.available2022-05-11T20:23:38Z-
dc.date.issued2022-03-25-
dc.identifier.citationPereira, Bruna Ribeiro Ramos. Escolas da infância ao redor do mundo: sobre o brincar e outras descobertas. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação: Formação de Formadores) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26041-
dc.description.resumoEm busca de histórias inspiradoras, com novos olhares para a educação contemporânea, visitei diversos países, em diferentes continentes, e as experiências vividas nesses espaços de aprendizagem deram origem a esta pesquisa qualitativa, relacionada à educação na primeira infância, cujo objetivo foi analisar como a organização intencional dos espaços propicia o desenvolvimento integral da criança em diferentes contextos. A escrita de cartas, relacionadas ao referencial teórico, foi o instrumento de análise, elemento norteador que permitiu a partilha e a reflexão sobre as experiências oferecidas às crianças nos espaços de educação infantil visitados. Nesse sentido, a formação constitui uma dimensão que garante aos professores atualização continua ao acompanhar, por meio das cartas, como as crianças se relacionam com os espaços e identificar nas características desses espaços as possibilidades de desenvolvimento das crianças. Os sujeitos pesquisados foram quatro escolas de educação infantil, sendo as mais significativas, para mim, “Auchlone Nature Kindergarten”, localizada em Crieff na Escócia, uma escola da floresta; “Roseville Community School”, localizada no Vale do Silício, na Califórnia, com base nos princípios construtivistas de educação e foco em facilitar a compreensão da criança por meio de experiências de aprendizagem ricas e práticas, combinadas com um ambiente de sala de aula para várias idades; “Viiki School”, localizada em Helsinque, Finlândia, cujo currículo nacional propõe que as crianças aprendam pela brincadeira e pelo relacionamento com outras crianças e professores à sua volta, fazendo sentido do mundo, desenvolvendo suas habilidades e construindo conhecimento; e “La Fata Turchina”, localizada em San Miniato, Itália, idealizada pelo educador Aldo Fortunati, para valorizar a criança e o seu protagonismo, oferecendo um ambiente como projeto de relações para possíveis experiênciaspt_BR
dc.description.abstractIn search of inspiring stories with new visions for contemporary education, I visited several countries in different continents, and the situations experimented in those learning spaces originated this qualitative research about early childhood education, whose objective is to analyse how the intentional organization of spaces can promote children’s development as a whole in different contexts. Writing letters related to our theoretical framework was our instrument of analysis and guiding element, which allowed sharing and reflecting about the experiences offered to children in such early childhood education spaces. In this sense, training constitutes a dimension that guarantees teachers continuous updating by following, through the letters, how children relate to the spaces and identify in the characteristics of these spaces the possibilities for children's development. The subjects researched were four early childhood education schools, which were considered more significant to me: “Auchlone Nature Kindergarten”, in Crieff, Scotland, a Forest School; “Roseville Community School”, located the Silicon Valley, California, based on constructivist principles of education, with a focus on facilitating a child's understanding through rich, hands-on learning experiences combined with a multi-age classroom environment; “Viiki School”, in Helsinki, Finland, whose national curriculum proposes that children learn by playing and relating to the other children and teachers around them and this is how they make sense of the world, developing their skills and building knowledge; and “La Fata Turchina”, located in San Miniato, Italy, idealized by educator Aldo Fortunati, to value the child and his protagonism, offering an environment as a project of relationships for possible experiencesen_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadorespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectOs espaços e o brincarpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectCartas pedagógicaspt_BR
dc.subjectSpaces and playen_US
dc.subjectTeacher trainingen_US
dc.subjectPedagogical lettersen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleEscolas da infância ao redor do mundo: sobre o brincar e outras descobertaspt_BR
dc.title.alternativeEarly childhood schools around the world: on play and other discoveriesen_US
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: Formação de Formadores

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Bruna Ribeiro Ramos Pereira.pdf2,25 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.