Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/25983Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Andrade, Maíra Pires | - |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9717743456910825 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Azevedo, Amailton Magno | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8529033471136042 | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2022-04-27T17:49:18Z | - |
| dc.date.available | 2022-04-27T17:49:18Z | - |
| dc.date.issued | 2022-03-11 | - |
| dc.identifier.citation | Andrade, Maíra Pires. Práticas pedagógicas transgressoras: possibilidades para uma educação antirracista a partir do prêmio Educar para a Igualdade Racial (CEERT). 2022. Tese (Doutorado em História) - Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/25983 | - |
| dc.description.resumo | A educação emerge na trajetória histórica do movimento negro no Brasil como um elemento fundamental para a transformação das relações raciais, o combate ao racismo e às desigualdades. A introdução da história africana e afro-brasileira, bem como a educação das relações étnico-raciais, é uma pauta antiga dos diversos movimentos negros constituídos no Brasil, embora só tenha se tornado obrigatória com a sanção da Lei 10.639/03. Passados 19 anos dessa lei, sua implementação, segundo diversos estudos, ainda traz desafios e obstáculos a serem superados. No lado oposto desse panorama de dificuldades, há desde 2002 a constituição de um acervo de referência de práticas pedagógicas antirracistas exitosas no espaço escolar: as práticas do Prêmio Educar para a Igualdade Racial, organizado pelo Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT). A primeira edição do Prêmio foi em 2002 e a última, até o momento, em 2015. Diante disso, esta pesquisa tem como tese a existência entre recorrentes dificuldades e ausências de efetivação das práticas antirracistas, a constituição de um acervo de práticas de referência selecionadas pelo Prêmio, que nos possibilitam o agrupamento de eixos estratégicos para implementação de uma educação antirracista. O objetivo é demonstrar que, apesar de continuidades e ausências no espaço escolar, existem práticas pedagógicas vistas como transgressoras que configuram importantes emergências que descentram as narrativas eurocêntricas e racistas na sala de aula e devem ser potencializadas e visibilizadas. O primeiro capítulo aborda a criação do CEERT como uma instituição atuante no campo antirracista e suas conexões com a trajetória do movimento negro brasileiro. No segundo capítulo, o objetivo é entender o processo de constituição e estrutura do Prêmio, desde a atuação dos pareceristas, os critérios de seleção, até as mudanças no edital e a premiação. O terceiro e o quarto capítulo têm como foco a análise das práticas pedagógicas do Prêmio e a identificação de saberes do movimento negro em forma de eixos estratégicos, com o intuito de, ao final, elencar possibilidades efetivas para uma educação antirracista | pt_BR |
| dc.description.abstract | Education emerges in the historical trajectory of the black movement in Brazil as a fundamental element for the transformation of racial relations, the fight against racism and inequality. The introduction of African and Afro-Brazilian history, as well as the education of ethnic-racial relations, is an old agenda of many black movements established in Brazil, although it only became mandatory with the sanction of Law 10.639/03. After 19 years of this law, its implementation, according to several studies, still brings challenges and obstacles to be overcome. On the opposite side of this panorama of difficulties, since 2002 there has been the constitution of a reference collection of successful anti-racist pedagogical practices in the school environment: the practices of the prize Educar para a Igualdade Racial (“Educating for Racial Equality"), organized by the Center for the Study of Labor Relations and Inequalities (CEERT). The first edition of the Prize was in 2002 and the last, so far, in 2015. That said, this research’s thesis is the existence, among recurrent difficulties and absences in the effectiveness of anti-racist practices, the constitution of a collection of reference practices for the Prize, which enable us to put together strategic axes for the implementation of anti-racist education. The objective is to demonstrate that, despite the continuities and absences in the school space, there are pedagogical practices seen as transgressive and important emergencies that decenter the eurocentric and racist narratives in the classroom. Those must be strengthened and made visible. The first chapter addresses the creation of CEERT as an active institution in the anti-racist field and its connections with the trajectory of the Brazilian black movement. In the second chapter, the objective is understanding the process of constitution and structure of the Prize, from the performance of the reviewers, the selection criteria, to the changes in the notice and the Prize. The third and fourth chapters focus on the analysis of the Prize's pedagogical practices and the identification of knowledge of the black movement in the form of strategic axes, with the aim of, in the end, listing effective possibilities for an anti-racist education | en_US |
| dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | pt_BR |
| dc.publisher.department | Faculdade de Ciências Sociais | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.initials | PUC-SP | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Estudos Pós-Graduados em História | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | CEERT | pt_BR |
| dc.subject | Educação antirracista | pt_BR |
| dc.subject | Prêmio Educar | pt_BR |
| dc.subject | Lei 10.639/03 | pt_BR |
| dc.subject | CEERT | en_US |
| dc.subject | Anti-racist education | en_US |
| dc.subject | Education Prize | en_US |
| dc.subject | Law 10.639/03 | en_US |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
| dc.title | Práticas pedagógicas transgressoras: possibilidades para uma educação antirracista a partir do prêmio Educar para a Igualdade Racial (CEERT) | pt_BR |
| dc.type | Tese | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em História | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Maíra Pires Andrade.pdf | 2,49 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

