REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Psicologia Social
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24286
Tipo: Tese
Título: Do esforço pessoal à admiração estética: a constituição de uma identidade de leitor
Autor(es): Veiga, Alfredo César da
Primeiro Orientador: Alves, Cecília Pescatore
Resumo: A fonte primária desta pesquisa são pessoas, mais especificamente adultos entre 40 e 70 anos de idade, cujos sonhos, desejos e sofrimentos foram acolhidos, considerados e levados a sério. Uma das conclusões dessa pesquisa foi constatar que a iletralidade é considerada uma aberração desde o contexto da sociedade atual, onde a pessoa iletrada é marcada com um estigma, uma vergonha, uma realidade que precisa ser escondida a qualquer custo. Mas é também produto de vários fatores que se combinam e se entrelaçam, desde os socioeconômicos, psicológicos, geográficos e a pouca importância no processo educativo por parte dos membros familiares, das políticas de Estado, etc. Esse trabalho tem na estética, conforme Alexander Baumgarten (séc. XVIII), seu eixo epistemológico, uma estética que não é somente admiração contemplativa de uma obra de arte, mas, sobretudo, uma atitude práxica diante da situação contemplada, nascida da indignação e da análise crítica. Nesse sentido, a tese principal desse trabalho é encontrar aquele “momento estético”, quando o sujeito analfabeto se encontra pela primeira vez com a leitura, quando consegue, pela primeira vez, reconhecer a própria identidade na assinatura que ele mesmo foi capaz de escrever e ler. O objetivo geral é compreender o processo de identidade do alfabetizado na idade adulta, e como objetivos específicos, analisar como as emoções e sentimentos são implicados quando o neo-alfabetizado se reconhece na escritura do próprio nome e analisar as metamorfoses possibilitadas com a alfabetização. A proposta de trabalho se deu através da pesquisa-ação e de entrevistas. O pesquisador, através do método Paulo Freire ensinou a ler e a escrever e, como o próprio método sugere, durante as aulas foram feitas conversas informais, das quais surgiram os relatos de história da vida dos estudantes e que serviram tanto para a formação de consciência quanto como material para estudo, que Paulo Freire denomina de “temas geradores”. Um grupo de oito pessoas foi escolhido dentre os alunos que se inscrevem no mês de janeiro em um curso de Alfabetização de Adultos. Decidiu-se “permear” a tese toda das histórias que foram ouvidas, considerando que se trata de uma tese que nasceu dos relatos, se fundamentou nos relatos e ganhou vida graças a eles. Essa é uma forma de valorizar as falas e priorizá-las
Abstract: The primary source of this research is people, more specifically adults between 40 and 70 years old, whose dreams, desires and sufferings were welcomed, considered and taken seriously. One of the conclusions of this research was to verify that illiteracy is considered an aberration from the context of today's society, where the illiterate person is marked with a stigma, a shame, a reality that needs to be hidden at any cost. But it is also the product of several factors that combine and intertwine, from socioeconomic, psychological, geographic and little importance in the educational process by family members, state policies, etc. This work has aesthetics, according to Alexander Baumgarten (18th century), its epistemological axis, an aesthetic that is not only a contemplative admiration of a work of art, but, above all, a praxical attitude towards the contemplated situation, born of indignation and critical analysis. In this sense, the main thesis of this work is to find that “aesthetic moment”, when the illiterate first encounters reading, when he manages, for the first time, to recognize his own identity in the signature that he himself was able to write and read. The general objective is to understand the identity process of the literate person in adulthood, and as specific objectives, to analyze how emotions and feelings are involved when the neoliterate person recognizes himself in the writing of his own name and to analyze the metamorphoses made possible by literacy. The work proposal was made through action research and interviews. The researcher, through the Paulo Freire method, taught how to read and write and, as the method suggests, informal conversations were made during the classes, from which the students' life history reports emerged and which served both for the formation of conscience, which Paulo Freire calls “generating themes”. A group of eight people was chosen from among students who enrolled in the course for an Adult Literacy course. It was decided to “permeate” the whole thesis of the stories that were heard, considering that it is a thesis that was born from the reports, was based on the reports and came to life thanks to them. This is a way of valuing the speeches and prioritizing them
Palavras-chave: Alfabetização adulta
Estética
Identidade
Adult literacy
Aesthetics
Identity
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Social
Citação: Veiga, Alfredo César da. Do esforço pessoal à admiração estética: a constituição de uma identidade de leitor. 2021. Tese (Doutorado em Psicologia: Psicologia Social) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24286
Data do documento: 7-Mai-2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Psicologia Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alfredo Cesar da Veiga.pdf2,07 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.