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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23850
Tipo: | Dissertação |
Título: | Planejamento: mudanças e permanências do ensino presencial para o remoto no período da pandemia da Covid-19 |
Título(s) alternativo(s): | Planning: changes and continuity from face-to-face to remote education in the Covid-19 pandemic period with a view to education for autonomy |
Autor(es): | Depieri, Luciana Rodrigues Loureiro |
Primeiro Orientador: | Passos, Laurizete Ferragut |
Resumo: | O presente estudo foi realizado a partir de um incômodo da pesquisadora na sua atuação profissional como coordenadora pedagógica na educação básica, quando notou a necessidade de investimento no professor quanto à elaboração de planejamentos para garantir uma consciência nas escolhas que orientassem o trabalho, de acordo com uma concepção de ensino, tornando claro o porquê das práticas pedagógicas com vistas a uma educação libertária e emancipadora. O incômodo surgiu novamente no período vivido durante a pandemia da Covid19, quando houve a necessidade de adequar os planejamentos que haviam sido pensados para o ensino presencial para o modo remoto. Diante disso, definiu-se como questão de pesquisa: Para um grupo de professores do Ensino Fundamental 2, como foi o processo de transição do ambiente presencial para o remoto em relação ao planejamento? E, como objetivo geral de pesquisa definiu-se: Identificar e analisar as reflexões e mudanças elaboradas pelos professores do Ensino Fundamental 2 em relação ao seu planejamento no processo de transição das atividades presenciais para o ambiente remoto. Os objetivos específicos ficaram em torno de aspectos como mudanças e permanências necessárias no planejamento, dificuldades encontradas para replanejar e onde foi possível buscar apoio para realizar os ajustes. Para a fundamentação teórica foram consultadas as obras dos os autores: Dewey (1978), Freire (2019), Imbernón (2000, 2011), Hargreaves (2004), Rios (1992, 1998, 2010); para planejamento: Farias et al. (2011), Fusari (1998), Libâneo (2013), Wiggins e McTighe (2019) e para as questões da educação na contemporaneidade: Almeida e Placco (2012), Meirieu (2006) e Weisz (2011). Os sujeitos da pesquisa foram 6 professores do Ensino Fundamental 2, com formação e tempo de experiência diferentes, em uma escola particular de educação básica, localizada na capital de São Paulo. A pesquisa, de abordagem qualitativa, realizou a análise dos dados inspirada na abordagem Análise de Prosa (ANDRÉ, 1983) e resultou em três categorias: 1 - Reflexões acerca do planejamento; 2 - Aspectos facilitadores e dificultadores na reelaboração dos planejamentos e 3 - Estratégias de ensino. Com a análise dos resultados, notou-se uma perpetuação de tradições e costumes que impede o desenvolvimento e a prática de uma pedagogia crítica e emancipatória. Isso precisa ser interrompido, seja na formação inicial do professor, seja ao longo da carreira, nos processos de formação aos quais o professor se submete ou é submetido. Há intenção e desejo de uma prática que ofereça ao aluno um processo de aprendizagem emancipatório, mas não há, de forma constante e orgânica, clareza sobre como fazer, gerando práticas metodológicas, muitas vezes, instrumentalizadas. Entende-se que, nesse processo de trabalho do professor, o planejamento é um documento importante de escrita, participação e reflexão da atuação docente. A partir do planejamento é possível investir em uma formação sobre o papel do professor, sobre o que se pretende e o que, efetivamente, se desenvolve em sala de aula |
Abstract: | The present study was carried out based on the discomfort of the researcher in her professional role as a pedagogical coordinator in basic education. She noticed the need to invest in the teacher with regards to the elaboration of planning in order to ensure an awareness of the choices that guide the work, according to a teaching conception, making it clear the reason behind pedagogical practices aiming for a libertarian and an emancipatory education. This discomfort arose again during the Covid-19 pandemic, when there was a need to adapt planning, that had originally been thought for considering classroom teaching, to remote learning. Therefore, the research question that arose: For a group of middle school teachers, how was the transition process from presential classes to remote learning in relation to planning? As a general research objective: To identify and analyze the reflections and changes elaborated by middle school teachers in relation to their planning in the transition process from classroom activities to a remote learning environment. Specific objectives were based on aspects such as changes and what could continue in the planning, difficulties encountered in re-planning and where it was possible to seek support in order to make the adjustments. For the theoretical foundation, the researcher used different authors: Dewey (1978), Freire (2019), Imbernón (2000, 2011), Hargreaves (2004), Rios (1992, 1998, 2010); for planning: Farias et al. (2011), Fusari (1998), Libâneo (2013), Wiggins e McTighe (2019) and for questions related to contemporary education: Almeida e Placco (2012), Meirieu (2006) e Weisz (2011). The research was based on the participation of 6 middle school teachers, with different academic backgrounds and teaching experience, in a private school, grades 1 to 12, located in the capital of São Paulo. The data was collected through group discussion. Data analysis was inspired by the Prose Analysis approach (ANDRÉ, 1983) and resulted in three categories. 1 - Reflections on planning; 2 - Facilitating and challenging aspects in the re-elaboration of planning and 3 - Teaching strategies. The analysis of the results, revealed a continuation of traditions and habits that prevents the development and practice of critical and emancipatory pedagogy. These aspects to be, terminated either in the teacher’s initial, or throughout their teaching career, during training processes which the teacher undergoes. There is an intention and desire for a practice that offers the student an emancipatory learning process, but there isn’t clarity, in a constant and organic way, on how to do it, generating methodological practices, which are often instrumentalized. It is understood that, in a teacher's process, planning is an important written document for participation and reflection upon the teacher’s role and performance. The planning makes it possible to invest in teacher training, on what is intended and what, effectively, develops in the classroom. |
Palavras-chave: | Planejamento educacional Professores - Formação profissional Ensino a distância - Metodologia Educational planning Teachers - Occupational training Distance education - Methodology |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores |
Citação: | Depieri, Luciana Rodrigues Loureiro . Planejamento: mudanças e permanências do ensino presencial para o remoto no período da pandemia da Covid-19. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação: Formação de Formadores) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23850 |
Data do documento: | 6-Ago-2021 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: Formação de Formadores |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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