REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Formação de Formadores
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23840
Tipo: Dissertação
Título: A construção do plano de formação a partir das necessidades formativas dos professores
Título(s) alternativo(s): The construction of the training plan based on teacher’s training needs
Autor(es): Paula, Jaqueline dos Santos
Primeiro Orientador: André, Marli Eliza Dalmazo Afonso de
Resumo: A formação de professores necessita produzir mudanças efetivas nos contextos educacionais nos quais estão inseridos. Tendo em vista as especificidades e singularidades desses contextos, é fundamental compreender que os processos de formação de professores não conseguem oferecer fórmulas que sejam capazes de solucionar os desafios enfrentados diariamente por eles em suas salas de aula. Ora, se a formação deve resultar na melhoria na educação dos alunos, não é possível pensá-la de maneira genérica. Assim, a questão que mobilizou essa pesquisa foi: Como as necessidades formativas dos professores podem nortear a construção coletiva de um plano de formação? Tal questão desaguou no seguinte objetivo geral: Analisar as necessidades formativas dos professores para, coletivamente, elaborar um plano de formação. A busca de atingir aos objetivos da pesquisa deu-se em uma abordagem qualitativa. A pesquisa foi realizada em uma escola privada da região central de São Paulo, com professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Os dados foram obtidos por meio de encontros reflexivos, procedimento que visa oportunizar ações reflexivas sobre a prática e o fazer docente, a partir de atividades que privilegiem momentos de escuta, autoavaliação e troca de experiências. Para geração de dados, os encontros foram transcritos e a análise de prosa foi o caminho para analisar os dados coletados. Adotou-se como referencial teórico: André e Lüdke (2018), Canário (1998), Marcelo García (1999), Imbernón (2006; 2010), Rodrigues (s.d.), entre outros. Os resultados obtidos indicam que os professores valorizam o espaço de troca, compartilhamento de práticas e necessitam que esses espaços sejam cada vez mais ampliados, pois acreditam que a formação continuada pode contribuir com seu desenvolvimento profissional. Apresentam como necessidades formativas a formação para educação inclusiva, a compreensão do currículo escolar e a aprendizagem significativa. Além disso, a pesquisa realizada permitiu, por meio dos encontros reflexivos, a vivência de uma experiência reflexiva e coletiva na construção de um plano de formação em que os professores participaram de modo colaborativo e autoral
Abstract: Teachers training needs to produce effective changes in the educational context in which they are inserted. Owing to the specificities and uniqueness of these contexts it is crucial to comprehend that teachers training processes fail to offer formulas capable of solving the challenges faced daily in their classrooms. Nevertheless, if training should result in improving education for students it is not possible to think generally about it. Thus, a question mobilized this research: How can teachers' training needs guide the collective construction of a training plan?". This question led to the following general goal: analyze the training needs of teachers to collectively develop a training plan. In order to achieve this goal, the qualitative approach was applied. The research was carried out in a private school in the central region of São Paulo with teachers from the early years of elementary school and the data were obtained through reflective meetings- this procedure aims to provide reflective actions about the teaching practice based mainly on moments of listening, self-assessment and exchange of experiences. For data generation, the meetings were transcribed and the prose examination was the way chosen to analyse them. The following theoretical framework was adopted: André and Lüdke (2018), Canário (1998), Marcelo García (1999), Imbérnon (2006, 2010), Rodrigues (s.d.) among others. The results indicate that teachers value the space for exchange, sharing of practices and need these spaces to be increasingly expanded since they believe that continuing education can contribute to their professional development. Besides that, teachers also have training needs regarding to inclusive education, understanding of the school curriculum and meaningful learning. In addition, through these meetings the research allowed a reflective and collective experience in the construction of a training plan in which teachers participated in a collaborative and authorial way
Palavras-chave: Formação continuada em serviço
Professores - Educação (Educação permanente)
Desenvolvimento profissional
Continuous education in service
Teachers - Education (Continuing education)
Professional development
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores
Citação: Paula, Jaqueline dos Santos. A construção do plano de formação a partir das necessidades formativas dos professores. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação: Formação de Formadores) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23840
Data do documento: 12-Abr-2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: Formação de Formadores

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jaqueline dos Santos Paula.pdf1,09 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.