Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23627
Tipo: | Dissertação |
Título: | Uso das rubricas na autoavaliação e na avaliação por pares: contribuições e desafios |
Título(s) alternativo(s): | The use of rubrics in self-assessment and peer assessment: contributions and challenges |
Autor(es): | Padilha, Rodrigo Tomaz |
Primeiro Orientador: | Gimenes, Nelson Antonio Simão |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo geral analisar, com base em artigos internacionais recentes, as vantagens do uso das rubricas na autoavaliação e na avaliação por pares e indicar aspectos relevantes do tema que subsidiem processos formativos aos professores que atuem nos segmentos do Ensino Fundamental, anos finais, e Ensino Médio. A metodologia utilizada foi a pesquisa narrativa de natureza qualitativa, fundamentada em artigos da literatura internacional publicados entre janeiro de 2010 e novembro de 2020, com a intenção de fazer uma análise recente das produções na área. Os resultados indicam que o uso das rubricas na autoavaliação e avaliação por pares apresentam inúmeros benefícios para os alunos e professores. Entre eles, podemos destacar o desenvolvimento da autonomia, a aprendizagem autorregulada, a melhoria na comunicação entre professores e alunos e entre os colegas de sala produzindo feedbacks mais eficazes e, consequentemente, a melhoria do desempenho, estimulando produções com maior qualidade. A análise das pesquisas aponta também a importância do conhecimento e preparação dos professores para a produção e utilização desse instrumento, mostrando a relevância do tema na formação de professores. Embora apresente vantagens, os estudos destacam alguns limites relacionados ao uso das rubricas, como a falta de familiaridade dos professores e alunos com o instrumento, além da exigência de dedicação e tempo na preparação e utilização em sala de aula |
Abstract: | This paper aims to analyze, based on recent international articles, the advantages of the use of rubrics in self and peer assessments, as well as indicate relevant aspects that subsidize formative processes for teachers who work in Middle and High School. The applied methodology was the qualitative narrative research, grounded on international articles published between January 2010 and November 2020, with the intentions of analyzing the recent productions in the field. The results indicate that the use of rubrics in self and peer assessments provides teachers and students with numerous benefits. Among those we may highlight the development of autonomy, self-regulation in learning, improvement of teacher-student and peer communications promoting a more efficient feedback and consequent improvement in performance, stimulating higher quality productions. The analysis also shows the importance of teacher knowledge and preparation to utilize this instrument, demonstrating the relevance of the theme in teacher training. Although advantages can be observed, the study demonstrates some limitation to the use of rubrics such as lack of teacher and student familiarity with the instrument and the necessity of time and dedication for preparation and classroom application |
Palavras-chave: | Rubricas Autoavaliação Avaliação por Pares Rubrics Self-evaluation Peer Assessment |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores |
Citação: | Padilha, Rodrigo Tomaz. Uso das rubricas na autoavaliação e na avaliação por pares: contribuições e desafios. 2021. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Formação de Formadores) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/23627 |
Data do documento: | 15-Abr-2021 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: Formação de Formadores |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Rodrigo Tomaz Padilha.pdf | 738,84 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.