REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião
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Tipo: Tese
Título: A família, a escola e a legislação: como entender a oferta e a recusa do ensino religioso nas salas de aula em escolas da Zona Leste de São Paulo
Autor(es): Moreira, Silvana Inês
Primeiro Orientador: Cruz, Eduardo Rodrigues da
Resumo: Esta pesquisa propõe analisar as condições da oferta por parte dos gestores da disciplina do Ensino Religioso nas escolas públicas paulistas, na região leste de São Paulo contemplada na grade curricular dos anos finais do Ensino Fundamental. Neste cenário procuramos dar voz aos docentes, discentes e seus pais ou responsáveis no intuito de entender a recusa tendo como consequência a não formação de turmas nas escolas desta capital. Nossa hipótese permeia na questão de falta de esclarecimentos dos gestores gerando negligência. Para embasar estes fatos realizamos uma revisão bibliográfica e propusemos uma pesquisa de campo quantitativa exploratória, cujo resultado confirmou nossas suspeitas. Este estudo tem como pano de fundo a concepção familiar da atualidade e suas interfaces com o Estado, como órgão regulador de nossas condutas, direitos e deveres e a parceria com a escola, instituição secundária que pratica a escolarização do conhecimento, a inserção social e o preparo para o mercado de trabalho. Como característica cultural de nosso povo, a religiosidade é um elemento presente e vivo em nossa sociedade pressupondo o importante embasamento pedagógico advindo dos bancos escolares que coaduna com a função social da escola que provém na sua objetividade, proporcionar a premissa de formação de um ser humano perfeito, completo e feliz Palavras – Chaves: Ensino Religioso; Grade Curricular; Legislação
Abstract: This research proposes to analyze the conditions of the offer by the managers of the discipline of Religious Education in the public schools of São Paulo, in the eastern region of São Paulo contemplated in the curriculum of the final years of Elementary School. In this scenario, we seek to give voice to teachers, students and their parents or guardians in order to understand the refusal resulting in non-formation of classes in schools in this capital. Our hypothesis pervades the issue of lack of clarification by managers leading to negligence. To support these facts, we carried out a bibliographical review and proposed an exploratory quantitative field survey, the result of which confirmed our suspicions. This study has as a background the current family conception and its interfaces with the State, as a regulator of our conduct, rights and duties and the partnership with the school, a secondary institution that practices knowledge education, social insertion and preparation for the labor market. As a cultural characteristic of our people, religiosity is a present and living element in our society, presupposing the important pedagogical foundation that comes from the school banks that fits with the social function of the school that comes from its objectivity, to provide the premise of the formation of a human being perfect, complete and happy
Palavras-chave: Ensino religioso - Leis e legislação
Escolas públicas - São Paulo (cidade)
Ensino fundamental - Currículo
Religious education - Laws and legislation
Public schools - São Paulo (Brazil)
Elementary School - Curriculum
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Sociais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciência da Religião
Citação: Moreira, Silvana Inês. A família, a escola e a legislação: como entender a oferta e a recusa do ensino religioso nas salas de aula em escolas da Zona Leste de São Paulo. 2019. 213 f. Tese (Doutorado em Ciência da Religião) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciência da Religião, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/22517
Data do documento: 28-Jun-2019
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