REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/21755
Tipo: Dissertação
Título: O que sabemos sobre os bebês? uma revisão de literatura sobre a emergência da Teoria da Mente
Autor(es): Silva, Caroline Campos Rodrigues da
Primeiro Orientador: Maluf, Maria Regina
Resumo: A habilidade de inferir o que outras pessoas estão pensando e identificar a intencionalidade de ações é denominada teoria da mente, uma habilidade cognitiva útil para adaptação ao mundo social uma vez que é próprio do ser humano regular uma parte considerável de suas ações tendo como base os conhecimentos adquiridos acerca das intenções dos outros. Foi objetivo desta pesquisa realizar uma revisão de literatura a respeito da emergência e do desenvolvimento da teoria da mente em bebês. A busca foi realizada nas bases Science Direct, Scielo e PsycNet e obteve 399 resultados, dos quais foram analisados 46 artigos referentes ao desenvolvimento da teoria da mente antes da linguagem expressiva. A análise levou à formação de cinco categorias temáticas: (a) artigos teóricos sobre o desenvolvimento e emergência da teoria da mente; (b) artigos a respeito do desenvolvimento da crença falsa; (c) implicações do tipo de cuidado parental no desenvolvimento da teoria da mente; (d) estudos sobre comunicação intencional e (e) estudos sobre compreensão de estados mentais. Foi possível verificar que grande parte dessas pesquisas foram realizadas com crianças entre 13 e 18 meses. Observou-se, também, ausência de consenso entre os pesquisadores a respeito de qual momento a teoria de mente emerge ou quando ela se torna, de fato, uma teoria
Abstract: The ability to infer what other people think and to identify the intentionality of actions is defined as theory of mind, which is a useful cognitive ability to the adaptation within the social world, since it is proper from the human being to regulate a considerable part of their actions based on the knowledge about the intentions of others This study aims to review articles about the emergence and development of the theory of mind in infants. The search was was conducted in Science Direct, Scielo and PsycNet, obtained 399 results, which 46 articles were analyzed regarding to the development of theory of mind before expressive language. The analysis led to five thematic categories: (a) theoretical articles about the development and emergence of theory of mind; (b) articles regarding the development of false belief; (c) implications of the kind of parental care to the development of theory of mind; (d) studies about intentional communication and (e) studies about the comprehension of mental states. It was possible to ascertain that a great part of these researches were about children between 13 and 18 months. The results also suggest lack of consensus among researchers regarding to the moment when the theory of mind emerges or when it actually becomes a theory
Palavras-chave: Teoria da mente
Bebês
Estados mentais
Filosofia da mente
Theory of mind
Mind reading
Infants
Philosophy of mind
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Citação: Silva, Caroline Campos Rodrigues da. O que sabemos sobre os bebês? uma revisão de literatura sobre a emergência da Teoria da Mente. 2018. 121 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Psicologia da Educação) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/21755
Data do documento: 26-Nov-2018
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Caroline Campos Rodrigues da Silva.pdf653,46 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.