REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/21092
Tipo: Dissertação
Título: A extensão do vocabulário receptivo e sua relação com a compreensão da leitura em crianças brasileiras do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental
Título(s) alternativo(s): The extension of the receptive vocabulary and its relation with reading comprehension in Brazilian children from the 1st to the 5th year of elementary school
Autor(es): Matos, Lilian Meibach Brandoles de
Primeiro Orientador: Maluf, Maria Regina
Resumo: O domínio da linguagem é um dos elementos fundamentais para a vida social e fundamental nos processos de pensamento. A linguagem oral pode ser receptiva e expressiva: a receptiva refere-se à capacidade do indivíduo de compreender o que ouve, isto é, compreender a linguagem oral; a expressiva representa a habilidade do indivíduo para falar e se comunicar oralmente. O presente estudo tem por objetivo central identificar a extensão do vocabulário receptivo de um grupo de crianças brasileiras do Ensino Fundamental I e sua relação com a compreensão da leitura. Para isso foi necessário: verificar a extensão do vocabulário receptivo de alunos de 1º a 5º ano; verificar a compreensão da leitura; investigar a relação entre a extensão do vocabulário receptivo e a compreensão da leitura; verificar como se comporta a variável idade nas análises do vocabulário receptivo, na compreensão da leitura e na relação entre elas. A amostra foi proveniente de uma escola particular que atende crianças de famílias de nível socioeconômico alto da cidade de São Paulo. Participaram 95 alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Foram utilizados dois instrumentos: Teste de Vocabulário Receptivo por Imagens Peabody e Teste de Leitura e Compreensão de Sentenças (TELCS). Os resultados obtidos neste estudo foram expressos sob a forma de média e desvio-padrão para cada faixa etária, ano escolar, vocabulário receptivo e teste de compreensão de leitura. Foi conduzida uma análise de variância (ANOVA) e utilizado também o teste post hoc de Tukey. A avaliação do vocabulário receptivo com o teste Peabody permitiu concluir que existe diferença significativa no desempenho no Peabody em função da idade e ano escolar. Os resultados indicaram que as crianças tiveram uma crescente extensão do vocabulário receptivo e do nível de compreensão de leitura, conforme o aumento da idade e escolaridade. Foi possível observar uma correlação significativa entre a extensão do vocabulário receptivo e o nível de compreensão de leitura dos alunos do 3º, 4º, e 5º ano
Abstract: The domain of language is one of the fundamental elements for social life and fundamental in thought processes. The oral language can be receptive and expressive: the receptive refers to the individual's ability to understand what he hears, that is, to understand oral language; the expressive represents the individual's ability to speak and communicate orally. The present study has the main objective to identify the extension of the receptive vocabulary of a group of Brazilian children of elementary school and its relation with the reading comprehension. For this it was necessary: to verify the extension of the receptive vocabulary of students from 1st to 5th year; check reading comprehension; to investigate the relationship between the extension of the receptive vocabulary and the reading comprehension; to verify how the variable age behaves in the receptive vocabulary analyzes, the reading comprehension and the relation between them. The sample came from a private school that serves children from families of high socioeconomic status in the city of São Paulo. 95 students participated from the 1st to 5th year of elementary school. Two instruments were used: Peabody Image Receptive Vocabulary Peabody Test and Reading and Sentence Comprehension Test (TELCS). The results obtained in this study were expressed as mean and standard deviation for each age group, school year, receptive vocabulary and reading comprehension test. An analysis of variance (ANOVA) was conducted and Tukey's post hoc test was also used. The evaluation of the receptive vocabulary with the Peabody test allowed us to conclude that there is a significant difference in Peabody performance according to age and school year. The results indicated that the children had a growing extension of the receptive vocabulary and level of reading comprehension, according to the increase of age and schooling. It was possible to observe a significant correlation between the extension of the receptive vocabulary and the level of reading comprehension of the 3rd, 4th, and 5th grade students
Palavras-chave: Crianças - Linguagem
Teste de Vocabulário Receptivo por Imagens Peabody
Teste de Leitura e Compreensão de Sentenças
Compreensão na leitura
Children - Language
Peabody Image Receptive Vocabulary Peabody Test
Reading and Sentence Comprehension Test
Reading comprehension
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Citação: Matos, Lilian Meibach Brandoles de. A extensão do vocabulário receptivo e sua relação com a compreensão da leitura em crianças brasileiras do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. 2018. 96 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Psicologia da Educação) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/21092
Data do documento: 12-Mar-2018
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lilian Meibach Brandoles de Matos.pdf973,31 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.