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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/21046
Tipo: | Dissertação |
Título: | A atuação de grandes grupos educacionais no ensino superior privado: realidades e repercussões |
Título(s) alternativo(s): | The acting of large educational groups in private higher education: realities and repercussions |
Autor(es): | Lima, Kellwin Augusto Leray de |
Primeiro Orientador: | Silveira, Nadia Dumara Ruiz |
Resumo: | O tema sobre os caminhos percorridos pelo ensino superior e os sujeitos que o habitam, desperta debates no mundo inteiro envolvendo, dentre outras questões, projetos pedagógicos e de gestão. A presente pesquisa tem como objetivo: analisar a atuação de grandes grupos educacionais no Ensino Superior Privado e suas repercussões e impactos na educação brasileira. O enfoque principal do estudo situase na histórica privatização do referido nível de ensino e a atual tendência da iniciativa privada, na formação de oligopólios, que controlam dezenas de instituições de ensino superior privado (IESP), o que repercute na realidade organizacional do processo de matrículas e de formação acadêmica. Esses grupos muitas vezes utilizam-se da força de seu capital financeiro para interferir em normatizações legais de diferentes naturezas. Cabe ressaltar que, em decorrência do processo de compra ou fusão institucionais, a dinâmica dos serviços educacionais ofertados sofrem modificações a nível de gestão e propostas curriculares. Nesse contexto caracterizado pela presença das empresas educacionais, observa-se a expansão exponencial de vagas no ensino superior e a queda na qualidade dos serviços prestados. Esses desdobramentos resultam em um panorama educacional questionável que justifica a necessidade urgente de investigação dos impactos desse processo, os sujeitos envolvidos, dentre outros aspectos. O percurso metodológico adotado define-se pela abordagem qualitativa, adotando-se como procedimentos a revisão bibliográfica e análise documental. Os documentos analisados constituem-se em: memórias de encontros de um sindicato da categoria docente, anais de eventos nacionais de entidades do setor educacional, e relatórios de Comissões de Inquérito Parlamentar (CPIs) sobre o ensino superior, além de comunicados e balanços emitidos por empresas educacionais a seus acionistas e ao mercado financeiro. A dissertação está estruturada em três capítulos abrangendo sistematizações teórico conceituais e resultados das análises em atendimento ao objetivo proposto |
Abstract: | The theme about the paths taken by higher education and the subjects that inhabit it, arouses debates around the world involving, among other issues, pedagogical and management projects. The present research aims to: analyze the performance of large educational groups in Private Higher Education and its repercussions and impacts on Brazilian education. The main focus of the study is the historical privatization of this level of education and the current trend of private initiative in the formation of oligopolies, which control dozens of private higher education institutions (IESP), which has repercussions on the organizational reality of the process enrollment and academic training. These groups often use the force of their financial capital to interfere in legal norms of different natures. It should be noted that, as a result of the institutional purchase or merger process, the dynamics of the educational services offered are modified at the level of management and curricular proposals. In this context characterized by the presence of educational companies, one can observe the exponential expansion of vacancies in higher education and the decrease in the quality of the services provided. These developments result in a questionable educational panorama that justifies the urgent need to investigate the impacts of this process, the subjects involved, among other aspects. The methodological approach adopted is defined by the qualitative approach, adopting as procedures the bibliographic review and documentary analysis. The documents analyzed are: memoirs of meetings of a teaching union, annals of national events of educational sector entities, and reports of Parliamentary Inquiry Committees (CPIs) on higher education, as well as statements and balance sheets issued by companies to their shareholders and the financial market. The dissertation is structured in three chapters covering theoretical conceptual systematizations and results of the analyzes in order to meet the proposed objective |
Palavras-chave: | Ensino Superior - Brasil Privatização na educação - Brasil Universidades e faculdades particulares Education, Higher - Brazil Privatization in education - Brazil Private universities and colleges |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
Citação: | Lima, Kellwin Augusto Leray de. A atuação de grandes grupos educacionais no ensino superior privado: realidades e repercussões. 2018. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/21046 |
Data do documento: | 16-Mar-2018 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo |
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