REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação
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Tipo: Dissertação
Título: Estratégias metacognitivas na produção textual: análise de seu impacto na escrita de resenhas
Autor(es): Cobos, Elaine Cristina Vieira
Primeiro Orientador: Davis, Claudia Leme Ferreira
Resumo: O objetivo deste estudo foi verifica se a aprendizagem e o uso de estratégias metacognitivas têm impacto positivo na escrita, fazendo uso, para tanto, do gênero resenha. O referencial teórico adotado foi o da Psicologia Cognitiva, guiado pelas ideias de Flavell (1976), para quem a metacognição é entendida como o monitoramento cognitivo do pensamento durante a solução de problemas. O método adotado foi de natureza qualitativa, envolvendo duas estudantes de Pedagogia, de uma universidade localizada no interior do estado de São Paulo, Brasil. Os procedimentos consistiram em sete encontros, cujos propósitos eram: (a) oferecer uma exposição acerca de como escrever uma resenha e como empregar estratégias cognitivas para fazer isso; (b) promover a escrita de três resenhas (a última delas sendo a de livro já resenhado anteriormente); (c) coletar junto às participantes duas autoavaliações quanto as suas produções escritas; e (d) entrevistar cada estudante, para conhecer como pensavam o processo de escrever, quando articulado ao uso de estratégias metacognitivas. Seguindo a sugestão de Flavell (1976), três categorias de análise foram criadas (conhecimento da Pessoa, da Tarefa e das Estratégias Metacognitivas). Os resultados alcançados indicam que houve evolução na escrita de resenhas, com as participantes saindo do nível 1, no início do trabalho, para obter o nível 3, ao seu final. Esse achado sugere que estratégias metacognitivas devem ser intencionalmente ensinadas durante a educação obrigatória, uma recomendação que salienta a importância de se promover melhor a competência escrita. Mas a escola só poderá fazer isso quando puder oferecer aos futuros professores uma sólida formação inicial, algo que ainda não se encontra disponível no país
Abstract: The objective of this research was to verify if the learning and the use of metacognitive strategies have a positive impact on writing, making use for that of the gender reviews. The theoretical framework adopted was that of Cognitive Psychology, guided mainly by the ideas of Flavell (1976); to whom metacognition is regarded as cognitive monitoring of the process of reasoning and/or solving problems. The method was qualitative, involving two undergraduate students of a private school of education, located in the interior of the state of São Paulo, Brazil. The procedures consisted of seven meetings, which the purposes were: (a) to provide an explanation about how to write a ‘review’ and how to employ metacognitive strategies in order to do that; (b) to write three reviews (the last of which was about a book already read and previously reviewed); (c) to collect two written self-assessments of the participants about their respective writing productions; and (d) to interview each student, in order to gather their reflection about the process of writing, when it is articulated to the use of metacognitive strategies. Following Flavell's suggestion (1976), three categories of analysis were created (knowledge of the person; knowledge of the task; and knowledge of the metacognitive strategies), as well as criteria to identify the subjects’ level of domain regarding the use of metacognition. The results indicated that there was an evolution in the writing of reviews, with participants moving from level 1, at the beginning of the work, to level 3, at the end of it. These results suggest that metacognitive strategies must be intentionally taught during formal education, an outcome that emphasizes their importance in promoting the ability of writing. But school can only do this throughout a solid teacher education, something that the country has not yet to offer
Palavras-chave: Aprendizagem cognitiva
Metacognição
Escrita
Cognitive learning
Metacognition
Writing
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Citação: Cobos, Elaine Cristina Vieira. Estratégias metacognitivas na produção textual: análise de seu impacto na escrita de resenhas. 2018. 111 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Psicologia da Educação) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/21031
Data do documento: 20-Mar-2018
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