REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Psicologia Clínica
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dc.creatorAxelrud, Selma K. M.-
dc.contributor.advisor1Ramos, Denise Gimenez-
dc.date.accessioned2016-04-28T20:37:57Z-
dc.date.available2011-12-21-
dc.date.issued2011-11-04-
dc.identifier.citationAxelrud, Selma K. M.. Bruxismo infantil: uma interface entre odontologia e psicologia. 2011. 115 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/15081-
dc.description.resumoO bruxismo é um hábito parafuncional que se caracteriza pelo rangimento ou apertamento involuntário dos dentes. Tal hábito é cada vez mais frequente na população, atingindo muitas crianças. Neste estudo, procura-se fazer uma análise da personalidade de treze sujeitos com bruxismo, com idade entre 6 e 10 anos, com o objetivo de se evidenciarem algumas características de seu funcionamento psíquico. As crianças estudadas foram submetidas à aplicação de testes psicológicos, e seus pais responderam a um questionário e à anamnese clínica. Os resultados obtidos foram agrupados em categorias, a partir dos aspectos psicodinâmicos evidenciados. O referencial teórico da Psicologia Analítica, através de seus conceitos, foi utilizado por contemplar os objetivos da pesquisa. Após a análise dos resultados obtidos, foi possível comprovar que os sujeitos de pesquisa mantêm um estado de ansiedade cronicamente elevado, o que os predispõe ao desenvolvimento de sintomas psicossomáticos, como o bruxismo. Ao longo da investigação, vários aspectos emocionais e relacionais foram considerados como prováveis origens da ansiedade detectadapor
dc.description.abstractBruxism is a parafunctional habit that consists of jaw clenching and tooth grashing or grinding. It is largely found among children. This essay aims to analise 13 children's personalities, aged 06 to 10 years, with bruxism symptoms. The subjects were submitted to psychological tests, while their parents answered to a few questions about their children's behavior. The results were categorised, according to some psychological aspects, and were interpreted according to Analytical Psychology theory. It was possible to observe that these children are under a cronic state of anxiety feelings, caused by deeply unsolved parental complexeseng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/31467/Selma%20K%20M%20Axelrud.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentPsicologiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínicapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectBruxismopor
dc.subjectAnsiedadepor
dc.subjectPsicossomáticapor
dc.subjectJungpor
dc.subjectBruxismeng
dc.subjectAnxietyeng
dc.subjectPsychosomaticseng
dc.subjectJungeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titleBruxismo infantil: uma interface entre odontologia e psicologiapor
dc.typeDissertaçãopor
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