REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/13910
Tipo: Tese
Título: Reculturação, reestruturação e reorganização temporal de professores no ambiente digital
Autor(es): Jesus, Dánie Marcelo de
Primeiro Orientador: Collins, Heloisa
Resumo: As transformações ocorridas na sociedade nas últimas décadas vêm sugerindo novas configurações nas práticas educacionais. Professores e alunos são convidados a participar de ambiente de aprendizagem mediado por computador. Considerando esse cenário, este trabalho se insere no contexto de Educação a distância e tem como finalidade analisar indícios de processo de reculturação, reestruturação e reorganização temporal (Fullan, 1996) no discurso de professores-alunos do Programa Teachers Links da PUC-SP, dirigido a professores de inglês de escolas públicas. O trabalho encontrou suporte teórico nos estudos de Fullan (1996), Hannay & Ross (1997) sobre o conceito de reculturação, reestruturação e reorganização temporal. Esta pesquisa também discute o conceito de presença social e de ensino de Garrison & Anderson (2003). As questões que nortearam a pesquisa foram as seguintes: 1) De que forma o discurso das professoras colabora para que os discentes vivenciem possíveis processos de reculturação, reestruturação e reorganização temporal? 2) Que possíveis indícios de reculturação, reestruturação e reorganização temporal podem ser observados, durante o processo de aprendizagem nas mensagens dos professores-alunos? A metodologia de pesquisa teve uma abordagem interpretativa com análise das interações em fóruns de discussão e entrevistas com os participantes. Os resultados sugerem algumas evidências lingüísticas que podem ser sinalizadores de processos de reculturação, reestruturação e reorganização temporal no discurso dos professores-alunos
Abstract: The sweeping changes taking place in society in the last decades have been requiring new configurations in educational practices. Teachers and students are invited to attend learning environments mediated by computer. Taking this need into account, this study contemplates the distance education context and aims at analyzing reculturing, restructuring and retiming processes (Fullan, 1996) in teacher-students discourse at Teachers Links Programme at PUCSP, intended for state school teachers of English. The main theoretical underpinning for the research is provided by studies of Fullan (1996), Hannay & Ross (1997) about reculturing, restructuring and retiming processes. The study also addresses the concept of social and teaching presence by Garrison & Anderson (2003). The research questions are the following: 1) How do teachers discourses collaborate for teachers-students live deeply possible reculturing, restructuring and retiming processes? 2) What evidence of reculturing, restructuring and retiming processes can be seen, during the process of learning in the teachers-students messages? The research methodology is based on interpretative approach with analyzing discussion forums and interviews with the participants. Results suggest some linguistic data that can characterize processes of reculturing, structuring and retiming processes in the teachers-students discourses
Palavras-chave: Educação a distância
Programa Teachers Links da PUC-SP
Professores de inglês de escolas públicas
Distance education
Teachers Links Programme at PUCSP
State school teachers of English
Ensino auxiliado por computador
Ensino a distancia
Linguagem e linguas -- Estudo e ensino -- Ensino auxiliado por computador
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Lingüística
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Citação: Jesus, Dánie Marcelo de. Reculturação, reestruturação e reorganização temporal de professores no ambiente digital. 2007. 233 f. Tese (Doutorado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13910
Data do documento: 24-Ago-2007
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Danie Marcelo de Jesus.pdf1,31 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.