Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/12354
Tipo: | Dissertação |
Título: | Formação de professores de geografia e materiais didáticos |
Autor(es): | Albuquerque, Lilian de Souza |
Primeiro Orientador: | Buitoni, Marisia Margarida Santiago |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo investigar a formação de professores de geografia na região da Grande São Paulo, e ao mesmo tempo, verificar como é inserida a temática dos materiais didáticos dentro desta formação. O trabalho contou com dados do MEC para caracterizar as Instituições de Ensino Superior em seus aspectos quantitativos, bem como informações de suas respectivas Secretarias de Graduação sobre as estruturas curriculares oferecidas nestes cursos para formação de professores de Geografia. Foram realizadas entrevistas com os coordenadores de curso destas faculdades, o que tornou possível uma análise qualitativa também das Instituições de Ensino Superior. A pesquisa evidenciou que muitos fatores influenciam a formação de professores e que a questão dos materiais didáticos é vista com grande importância nas Instituições de Ensino Superior que foram pesquisadas. As respectivas Instituições de Ensino Superior, conforme seus coordenadores de curso fazem o possível para oferecer uma formação de qualidade para os futuros professores de Geografia, mas algumas questões como o tempo de duração dos cursos (fator mais citado entre todos os entrevistados), condições estruturais, situação sócio-econômica dos estudantes e futuros professores de geografia, e vários outros aspectos influenciam diretamente este processo de formação |
Abstract: | This present work had as its aims to check about geography teachers in São Paulo, and at the same time verify how their pedagogical materials are used in their graduation. The research had MEC data to give aspects of the Universities, also its office graduation about their own structures that are offered in these courses to graduate geography teachers. Some interviews were done with the coordinators of some these courses which made possible a well done research also in these institution. The research showed that many points get in fluency in teacher s graduation, and the pedagogical support like materials are very important for these graduations. The institutions which were researched as their coordinators say make the possible to offer a very high quality graduation for the future teachers, but some questions like how long a geography course take (it was the most important question), structures conditions, social-economical situation of the students and future geography teachers, many other reasons make good or bad influence to graduate geography teachers |
Palavras-chave: | Formação de professores Faculdades da Grande São Paulo Cursos de geografia Coordenadores de curso de geografia Teachers graduation Pedagogical support Colleges in Sao Paulo Geography courses Coordinators of geography course Geografia -- Estudo e ensino Professores de geografia -- Formacao profissional Material didatico |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Sociais |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Geografia |
Citação: | Albuquerque, Lilian de Souza. Formação de professores de geografia e materiais didáticos. 2010. 98 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/12354 |
Data do documento: | 30-Mai-2010 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Geografia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Lilian de Souza Albuquerque.pdf | 1,03 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.