REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/11247
Tipo: Dissertação
Título: Elaborando e lendo gráficos cartesianos que expressam movimento: uma aula utilizando sensor e calculadora gráfica
Autor(es): Faria, Renan
Primeiro Orientador: Frant, Janete Bolite
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo investigar e analisar a produção de significados, para alunos do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola da rede estadual de Minas Gerais, para gráficos cartesianos que representam o movimento retilíneo. Em particular, foram analisados os aspectos favorecidos na compreensão e elaboração do gráfico com lápis e papel e com o uso do sensor e calculadora gráfica e também o papel do professor e das atividades nesse ambiente além das interações ocorridas. O ponto de partida baseou-se em uma história, na qual os alunos foram instigados a construir sua representação gráfica cartesiana, utilizandose de lápis e papel. Em seguida, empregaram o sensor com a calculadora gráfica. Os alunos foram instruídos pelos professores e deveriam se movimentar de modo a reproduzir um gráfico d x t, correspondente ao oferecido na tela da calculadora. Assim, procurou-se contemplar a interação aluno-aluno, professor-aluno e alunotecnologia. As falas e as ações foram gravadas e transcritas. Como referencial teórico, o pesquisador valeu-se da Teoria da Cognição Corporificada, baseada e Lakoff e Nunes, em particular no papel das metáforas conceituais e no Modelo de Estratégia Argumentativa (MEA) para análise das falas e gestos organizadas em episódios que visavam a compreensão dos significados produzidos. As idéias de Nobile et al. Sobre aspectos de visualização foram empregadas, contemplando-se as implicações que distintas disposições de símbolos e gráficos acarretam na produção de significados pelos alunos. Concluiu-se que o uso adequado da tecnologia propiciou um feedback imediato aos estudantes e que isso interfere no tipo de relação que o professor tem com seus alunos, modificando, também, a compreensão sobre o uso de tecnologia em sala de aula
Abstract: The purpose of this research was to investigate and analyze the meaning production for 10th graders of a school from the state network in Minas Gerais, about cartesian graphs that represent the rectilinear movement. The aspects favored in the understanding and elaboration of the graph using pencils and paper, a sensor, the graphic calculator, the teacher s paper and the activities in this environment were particularly analyzed, besides the interventions that occurred. The starting point was based in a story, in which the students were incited to build their cartesian graphic representation, using pencils and paper. After that, they used the sensor with the graphic calculator. The students were instructed by the teachers and they should move accordingly in order to reproduce a d x t graph, corresponding to the one offered in the calculator screen. Thus, it was tried to contemplate student-student, teacher-student and student technology. The speeches and the actions were recorded and transcribed. As a theoretical reference the researcher used the Embodiment Cognition Theory, based on Lakoff and Núñes, especially in the role of the cultural metaphors and in the Model of Argumentative Strategies (MEA) for the analysis of the speeches and gestures organized in episodes, which aimed at the understanding of the meanings produced. The ideas from Mobile et al. about the visualization aspects were applied, contemplating the implications that different dispositions of symbols and graphs have in the meaning production by the students. It was concluded that the adequate use of the technology enabled an immediate feedback to the students and that this interferes in the kind of relation that the teacher has with his/her students, modifying, also, the understanding about the use of technology in the classroom
Palavras-chave: Produção de significado
Metáfora conceitual
Tecnologia
Argumentação
Gráfico cartesiano
Movimento retilíneo
Meaning production
Conceptual metaphor
Technology
Argumentation
Cartesian graph, Rectilinear movement
Educacao matematica
Matematica -- Estudo e ensino
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
Citação: Faria, Renan. Elaborando e lendo gráficos cartesianos que expressam movimento: uma aula utilizando sensor e calculadora gráfica. 2007. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11247
Data do documento: 29-Ago-2007
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Renan Faria.pdf1,11 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.