REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/11021
Tipo: Dissertação
Título: Um panorama de pesquisas sobre o ensino e a aprendizagem do cálculo diferencial e integral: 2003 a 2013
Autor(es): Marini, Wagner
Primeiro Orientador: Igliori, Sonia Barbosa Camargo
Resumo: O objetivo desta dissertação é o de realizar um estudo focado nas pesquisas, sobre o Ensino e de Aprendizagem do Cálculo em cursos iniciais de Exatas, produzidas no Brasil no período de 2003 e 2013. Esse estudo envolve levantamento, categorização e síntese dos resultados e foi organizado por meio de um Panorama que inclui dissertações teses e artigos com foco nesse tema. Os procedimentos metodológicos que conduzem a análise do material coletado são aqueles adequados às pesquisas qualitativas teóricas assemelhadas ao estado da arte. A análise dos trabalhos constituintes do Panorama visou destacar a relação das teorias de sustentação, das metodologias adotadas e das concepções filosóficas, com a abordagem e desenvolvimento dos trabalhos propriamente dito, tendo como referência, especialmente o que é indicado por English (2010). Além disso, a análise, norteada pela busca de respostas a quatro perguntas elaboradas para esse fim, permitiu a constatação de que há uma diversidade de teorias utilizadas como sustentação desses trabalhos e uma profusão de resultados que fazem a ponte desejável entre a teoria e a prática do Ensino e Aprendizagem do Cálculo Diferencial e Integral. Resultados são destacados atendendo a necessidade da área no estabelecimento de consensos
Abstract: The objective of this dissertation is to carry out a study focused on the research of Teaching and Learning of Calculus in Exact initial courses, produced in Brazil from 2003 to 2013. This study involves survey, categorization, and synthesis of the results and it was organized through a Panorama that includes dissertations, theses and articles focused on this theme. Methodological procedures that lead to the analysis of the collected material are those appropriate to qualitative research theorist related to state of the art. The analysis of the work constituents of Panorama aimed to highlight the relationship between the theories of sustaining, methodologies adopted and philosophical conceptions with the approach and development of work itself, having as reference, especially what is indicated by the English (2010). Furthermore, the analysis guided by the quest to answer the four questions drawn up for this purpose, has allowed the observation that there is a diversity of theories used as support of the work and a profusion of outcomes that allow the desirable bridge between the theory and the practice of Teaching and Learning the Differential and Integral Calculus. Results are highlighted based on the need of the area to establish consensus
Palavras-chave: Pesquisas
Panorama
Ensino
Aprendizagem do cálculo
Search
Panorama
Teaching
Learning
Calculus
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
Citação: Marini, Wagner. Um panorama de pesquisas sobre o ensino e a aprendizagem do cálculo diferencial e integral: 2003 a 2013. 2015. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11021
Data do documento: 27-Fev-2015
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Wagner Marini.pdf956,19 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.