REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/10273
Tipo: Dissertação
Título: Educação escolar indígena guarani: a Escola Estadual Indígena Djekupé Amba Arandu (São Paulo - SP) e seus desafios para a construção de uma escola indígena de caráter diferenciado
Título(s) alternativo(s): Education indigenous school Guarani: the Indigenous State School Djekupé Amba Arandu (São Paulo - SP) and their challenge for the construction of an indigenous school of character differentiate
Autor(es): Valentini, Aline de Alcantara
Primeiro Orientador: Bittencourt, Circe Maria Fernandes
Resumo: Neste trabalho o centro da investigação é a Escola Estadual Indígena Djekupé Amba Arandu, localizada no bairro Jaraguá na capital paulista tendo em vista as atuais discussões a favor de uma educação diferenciada e pluralista que se representa nos textos de leis e políticas governamentais. Para a análise dessa relação entre a proposta educacional para as escolas indígenas e sua efetivação, a pesquisa se fundamenta na análise da documentação oficial, no trabalho de campo através da participação nas atividades da escola, na coleta de informações e registro das observações por meio do contato com sua comunidade e do uso de métodos de entrevista, dentro dos princípios de uma pesquisa etnográfica
Abstract: In this work the center of the investigation is the Indigenous State School Djekupé Amba Arandu, located in the neighborhood Jaraguá in the São Paulo‟s capital - have in view the current discussions in favor of a differentiated education and pluralist that it is represented in the texts of laws and government politics. For the analysis of that relationship among the education proposal for the indigenous schools and fulfillment, the research is based in the analysis of the official documentation, in the field work through the participation in the activities of the school, in the collection of information and registration of the observations through the contact with it community and of the use of interview methods, inside of the beginnings of a research ethnography
Palavras-chave: Educação escolar indígena
Escola Estadual Indígena Djekupé Amba Arandu
Índios Guarani
Indigenous school education
Indigenous State School Djekupé Amba Arandu
Índios - Educação - São Paulo (cidade)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade
Citação: Valentini, Aline de Alcantara. Educação escolar indígena guarani: a Escola Estadual Indígena Djekupé Amba Arandu (São Paulo - SP) e seus desafios para a construção de uma escola indígena de caráter diferenciado. 2010. 145 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10273
Data do documento: 1-Set-2010
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aline de Alcantara Valentini.pdf976,82 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.