Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/9721Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Alves, Andréa Ramires | - |
| dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4324110D6 | por |
| dc.contributor.advisor1 | Brito, Regina Lúcia Giffoni Luz de | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785548J0 | por |
| dc.date.accessioned | 2016-04-27T14:31:08Z | - |
| dc.date.available | 2013-08-08 | - |
| dc.date.issued | 2013-06-26 | - |
| dc.identifier.citation | Alves, Andréa Ramires. Contribuições da coordenação pedagógica para formação continuada de professores do ensino fundamental I na área de matemática. 2013. 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013. | por |
| dc.identifier.uri | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9721 | - |
| dc.description.resumo | O tema que dá título a esta dissertação, Contribuições da coordenação pedagógica para formação continuada de professores do ensino fundamental I na área de Matemática , nasceu de inquietações que despontaram ao longo da experiência e vida escolar e profissional da pesquisadora. Na sua função como coordenadora pedagógica, a autora observava a transformação da sua visão, do seu repertório prático e de sua busca teórica. Assim, o problema aqui investigado é como a coordenação pedagógica pode contribuir para a formação continuada, em serviço, de professores do ensino fundamental I na área de Matemática? Para isso, esta pesquisa busca contribuir para a prática e a formação docente. Oferecer subsídios para o professor polivalente do ensino fundamental I na área de Matemática em sua rotina diária, por meio do trabalho da coordenação pedagógica via HTPC (Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo). Desta feita, espera-se que o estudo contribua para o debate sobre conhecimentos científicos da área da educação. A pesquisa aconteceu em duas escolas estaduais de São Paulo, da mesma diretoria de ensino no município de Guarulhos. O estudo orienta-se pelos princípios da pesquisa qualitativa, com alguma contribuição da pesquisa quantitativa. Para a coleta de dados, foram elaborados questionários e entrevistas semiestruturadas desenvolvidos com professores da escola pesquisada; entrevista semiestruturada com uma coordenadora pedagógica de outra escola, da mesma diretoria de ensino; pesquisa documental e bibliográfica, à luz das teorias de autores que colaboram para a discussão do tema, tais como: Abramowicz, Alarcão, Brito, Brousseau, Canário, Chizzotti, Dowbor, Feldman, Franco, Freire, Fusari, Garrido, Gatti, Imbernon, Laville, Mizukami, Nóvoa, Parra, Perrenoud, Placco, Tardif, Vasconcelos, entre outros. Os resultados obtidos mostram que é possível o coordenador pedagógico contribuir com a formação continuada dos professores na área de Matemática. A pesquisa deixa entrever ainda que os fatores e ações da formação que favoreceram ou não contribuíram com o processo formativo dos professores. Apresenta possíveis propostas para ação do coordenador pedagógico frente à formação em Matemática, refletindo em uma aprendizagem significativa para os alunos | por |
| dc.description.abstract | The theme that the title of this dissertation, "Contributions of the coordinating education for continuing education of elementary school teachers in the area of Mathematics I," was born of concerns that emerged during the life experience and academic and professional researcher. In his role as educational coordinator, the author observed the transformation of his vision, his repertoire of practical and theoretical your search. Thus, the problem is investigated here as coordinating education can contribute to continuing education, in-service teachers of elementary school in the area of mathematics? To this end, this research aims to contribute to the practice and teacher training. Provide insight to the teacher of elementary school multipurpose area of mathematics in their daily routine, through the work of the pedagogical coordination via HTPC (Hours of Work Educational Collective). This time, it is expected that the study will contribute to the debate on scientific knowledge in the area of education. The research took place in two state schools of São Paulo, the same board of education in the city of Guarulhos. The study is guided by the principles of qualitative research, with some contribution from quantitative research. For data collection, questionnaires were elaborated and developed structured interviews with school teachers surveyed; semistructured interview with a pedagogical coordinator at another school in the same board of education; documentary and bibliographic research, the theories of authors who collaborate to discussion of the subject, such as: Abramowicz, Alarcão, Brito, Brousseau, Canary Chizzotti, Dowbor, Feldman, Franco, Freire, Fusari, Garrido, Gatti, Imbernon, Laville, Mizukami, Nóvoa, Parra, Perrenoud, Placco, Tardif, Vasconcelos , among others. The results show that it is possible to contribute to the pedagogical coordinator continuing education of teachers in the area of Mathematics. The research also hints at the factors and actions that favored the formation or did not contribute to the training process of teachers. Presents proposals for possible action against the pedagogical coordinator training in mathematics, reflecting a significant learning for students | eng |
| dc.format | application/pdf | por |
| dc.thumbnail.url | http://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22720/Andrea%20Ramires%20Alves.pdf.jpg | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | por |
| dc.publisher.department | Educação | por |
| dc.publisher.country | BR | por |
| dc.publisher.initials | PUC-SP | por |
| dc.publisher.program | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo | por |
| dc.rights | Acesso Aberto | por |
| dc.subject | Coordenação pedagógica | por |
| dc.subject | Formação continuada de professores do ensino fundamental I | por |
| dc.subject | Área de Matemática | por |
| dc.subject | Coordination pedagogical | eng |
| dc.subject | Continuous training of elementary school teachers I | eng |
| dc.subject | Area of mathematics | eng |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO | por |
| dc.title | Contribuições da coordenação pedagógica para formação continuada de professores do ensino fundamental I na área de matemática | por |
| dc.type | Dissertação | por |
| Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Andrea Ramires Alves.pdf | 1,4 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

