REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo
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Tipo: Tese
Título: Leitura da palavra e Leitura do mundo: os desafios da leiturização na universidade
Autor(es): Silva, Eliana Ribeiro da
Primeiro Orientador: Chizzotti, Antonio
Resumo: Vivemos a emergência de um tempo em que cada vez mais se exigem habilidades e competências para a pronta tomada de decisões e resolução de problemas; sendo assim, tanto na esfera dos espaços escolares quanto não escolares, urge a revisão dos conceitos acerca das questões da leitura que, apesar de toda a revolução científica e tecnológica, apresenta-se como uma dimensão comunicativa legitimadora de poder. Sendo assim, não se pode mais conceber tal ação limitando-a ao espaço de uma disciplina escolar, uma área do conhecimento e ação de um professor, ainda que seja o de Língua Portuguesa; isto porque o mundo existencial de que fazemos parte e dentro do qual nos movemos e nos relacionamos extrapola em muito estes limites, do que decorre a importância da compreensão de alguns conceitos como letramento e leiturização, bem como a revisão de outros como alfabetização e conscientização. Assim, esta pesquisa buscou analisar e problematizar os significados atribuídos à leitura, visando propor intervenções que favoreçam análises e reflexões cuidadosas a respeito da temática da leitura em que as práticas curriculares com o texto acadêmico possam se constituir num trabalho coletivo de ampliação da capacidade crítica e reflexiva de alunos, na ação de ler, e de professores, na ação de encaminhar as práticas leitoras. Para a apreensão das percepções sobre o sentido que os sujeitos atribuem à leitura utilizou-se a metodologia da observação participante, e para a coleta dos dados procedeu-se à técnica de aplicação de questionários semi-estruturados junto a alunos e professores, além do levantamento bibliográfico ancorado no referencial teórico de Jean Foucambert, Magda Becker Soares e Paulo Freire, dentre outros. Os resultados apontaram-nos a necessidade de uma intervenção mais eficaz de tratamento do texto acadêmico tendo em vista a superação das dificuldades que as atividades leitoras impõem aos alunos e professores. Não obstante a existência de algumas ações institucionais já realizadas que visam ao acompanhamento destas dificuldades, recomenda-se a construção de um trabalho cooperativo, para além de uma disciplina; portanto numa perspectiva coletiva.
Abstract: ABSTRACT We are living in urgent times where we are always under pressure to have abilities and skills and be ready to take some actions and solve some problems. Thus, in the school environment, as well as outside it, it is absolutely necessary to review the concept of the reading process and in spite of the technological and scientific revolution, it presents itself (the reading process) as a legitimate communicative dimension of power. Then, it is not possible to conceive such action limiting it according to the space of a school subject, knowledge area or a teacher´s action, even if it is concerning the Portuguese language. This fact happens due to the existential world we live in (and have our relations in) that totally exceeds those limits, and the necessity of comprehension of some concepts, such as literacy and reading, as well as a revision of other ones such as beginning literacy and awareness, is a major issue. Thus, this research analyses and questions the meanings connected to the reading process, having as its goal the proposal of interventions that favor careful analysis and reflections according to the reading processes in which curricular practices with the academic text may constitute a collective work of enhancement of the students´ critical and reflexive capacity (reading) and the teachers (leading reading practices). In order to apprehend the perceptions of sense that the subjects attribute to the reading, the methodology of observation participant was used, and for the collected data, semi-structured questionnaires were answered by students and teachers. The bibliographical part was based on the theoretical reference of Jean Foucambert, Magda Becker Soares and Paulo Freire, among others. The results showed us the necessity of a more effective methodology that deals with the reading process of an academic text, having in mind the overcoming of the difficulties that the reading activities impose on students, as well as teachers. Nevertheless the existence of some institutional actions already made which suggests the necessity of a cooperative work that can solve some problems concerning this issue that goes beyond a school discipline and hence, putting this work into a collective perspective.
Palavras-chave: Leitura
leiturização
letramento
conscientização
literacy
world
letter
Compreensão na leitura
Universidades
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Silva, Eliana Ribeiro da. Leitura da palavra e Leitura do mundo: os desafios da leiturização na universidade. 2005. 160 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9575
Data do documento: 25-Out-2005
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