REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/9570
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouto, Nilton Luiz-
dc.contributor.advisor1Brito, Regina Lúcia Giffoni Luz de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785548J0por
dc.date.accessioned2016-04-27T14:30:39Z-
dc.date.available2011-05-23-
dc.date.issued2011-05-11-
dc.identifier.citationSouto, Nilton Luiz. Docência no ensino superior: reflexões sobre práticas pedagógicas e competências. 2011. 152 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/9570-
dc.description.resumoO objetivo principal desta dissertação é refletir sobre a prática pedagógica de Professores de uma Universidade Pública no sul do Estado de Minas Gerais frente às exigências de um modelo educacional centrado na construção e no desenvolvimento de competências. Nesse contexto, caracterizado por orientações opcionais e internacionais que utilizam a noção de competências como eixo central, a prática pedagógica exercida pelo professor universitário adquire um papel relevante na concretização de tais prescrições. Os referenciais teóricos presentes neste trabalho foram buscados em Abramowicz, Araújo, Bordenave e Pereira, Boruchovitch e Costa, Brito, Cebrian, Cunha, Chaui, Felicio e Possani, Freire, Gil, Gonçalves, Lara, Masetto, Perrenoud, Sacristán, Tardif, Werner, Zabalza, entre outros, os quais abordam as características de práticas pedagógicas que enfatizam o ensino e as práticas pedagógicas que priorizam a construção e o desenvolvimento de competências. Para tanto, este trabalho utiliza-se da pesquisa qualitativa, por entendê-la como a mais adequada para esse Processo. sublinhando as particularidades presentes nas práticas pedagógicas analisadas. Optamos pela pesquisa bibliográfica, pela análise documental e pela pesquisa de campo, privilegiando a entrevista semiestruturáda, realizada com 10 professores que atuam na Universidade Pública analisada. Todas as entrevistas foram presenciais, agendadas antecipadamente, gravadas digitalmente e depois transcritas. Ao apontar os avanços e as limitações presentes nas práticas pedagógicas dos professares universitários, procura-se evidenciar a importância de uma formação docente capaz de atender e refletir acerca das prescrições oficiais sobre a construção e o desenvolvimento de competênciaspor
dc.description.abstractThe main objective of this dissertation is to reflect about the pedagogical practice of teachers at a Public University in the southern state of Minas Gerais front requirements of in educational model focused on buildinq and skills development. In is context, characterized by national and international guidelines that use the notion of competence as the centerpiece, pedagogical pratice exercised by the university teacher acquires a relevant role in achieving these requirements. The present reference theoretical this work were searched in Abramowicz, Araújo, Bordenave e Pereira, Boruchovitch e Costa, Brito, Cebrian, Cunha, Chaui, Felicio e Possani, Freire, Gil, Gonçalves, Lara, Masetto, Perrenoud, Sacristán, Tardif, Werner and Zabalza, and discuss the features of pedagogical practices that emphasize education and pedagogical practices that emphasize building and skills development. For this, his work is used qualitative research, to understand it as the most suitable to this process, stressing the presents particularities in pedagogical practices considered. We chose by research bibliographic, documentary analysis and field research, focusing on semi-structured, held with teachers working at the State University considered. All interviews were face, scheduled in advance, digitally recorded and r transcribed later. By pointing present the advances and limitations in pedagogical practices of university teachers, seeks to highlight the importance of a teacher raining able to meet and think about the requirements on the construction official and skills developmenteng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22561/Nilton%20Luiz%20Souto.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectConstrução e desenvolvimento de competênciaspor
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.subjectHigher educationeng
dc.subjectBuildingand skills developmenteng
dc.subjectPracticeeng
dc.subjectPedagogiceng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleDocência no ensino superior: reflexões sobre práticas pedagógicas e competênciaspor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Nilton Luiz Souto.pdf976,19 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.