Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/9526
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Foroni, Yvone Mello D'Alessio | - |
dc.contributor.advisor1 | Fazenda, Ivani Catarina Arantes | - |
dc.date.accessioned | 2016-04-27T14:30:28Z | - |
dc.date.available | 2005-07-12 | - |
dc.date.issued | 2005-08-10 | - |
dc.identifier.citation | Foroni, Yvone Mello D'Alessio. Inter-Intencionalidades compartilhadas no processo inclusivo da sala de aula no ensino superior: uma investigação interdisciplinar. 2005. 273 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005. | por |
dc.identifier.uri | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9526 | - |
dc.description.resumo | A atual conjuntura vem propiciando o acesso ao ensino superior, de grupos sociais e culturais minoritários, historicamente ausentes nesse contexto. Ao mesmo tempo, constata-se na Universidade que os recebe, uma organização ideológico-temporal intencionalmente voltada para a homogeneização cultural. Esse estudo tenta demonstrar que incidentes críticos que surgem no cotidiano da sala de aula, exigem do professor-pesquisador uma postura interdisciplinar que o obriga a se interrogar quanto à intencionalidade de sua prática educativa. A pesquisadora busca uma construção interdisciplinar do conceito de intencionalidade a fim de contribuir, de forma crítica, para uma ação adequada à complexidade encontrada numa turma de alunos de Pedagogia da PUC/SP formada por alunos pankararu, alunos surdos e alunos regulares . Apoiando-se em estudos de Ivani Fazenda, dedica-se à análise dos significados que a pesquisadora e o grupo pesquisado dão às ações, propondo um estatuto científico capaz de envolver a obtenção de dados descritivos colhidos no registro do seu contato direto com o ambiente natural, caminhando da leitura do eu para a leitura do nós, preocupando-se em retratar a perspectiva dos participantes e enfatizando mais o processo que o produto. O ser pesquisador e o estar na pesquisa permitem que se façam, simultaneamente, ordenações ontológicas, ampliações epistemológicas e axiológicas (visando intervenções na prática). O estudo percorre o caminho da introdução do novo, permitindo diálogo e convivência com o velho, a compreensão de entrelugares, conjugando saber e sentir numa prática intersticial, num contexto inter . | por |
dc.description.abstract | The present Brazilian educational context has provided the access of many minority groups (coming from ethnic, social and cultural diversities) to undergraduate courses in our colleges and universities. Nevertheless, we can notice that our superior institutions still maintain an ideological/temporal/technical structure of curricula, objecting to homogenize culture in a universal approach. Understanding that differences are product of culture, power and ideology, this research tries to demonstrate that sometimes, critical incidents which occur in our classrooms may arise questions to the real intentionality of our curricular structure and can provide reflections to new and re-conceptualized forms of teaching on contexts of diversity. It analyses the formulation process of a diverse intercultural curriculum, formed within the experience of multicultural students since the critical incident in this work is played by authors and actors as Indians (pankararu), deaf students (teachers of deaf children), foreign students and the so-called regular students of the course, joined together in a Pedagogy classroom named NB team . First, the researcher tries to re-conceptualize her ideas of the intentionality of the educative practice by an interdisciplinary and critical approach, trying to contribute to create an appropriated and hybrid methodology to work with this specific group of students. Then, she tries to portrait the participants expectations and actions by stressing the process more than the results. The movement made from the ego-researcher and the we/researchers permits her to create ontological ordinances, epistemological amplitudes and axiological enlargements in her educative practice. Developed from FAZENDA s approach of interdisciplinary research - which understands that a scientific study must include the researcher s own existence (his history- life), joined together with epistemological and axiological extensions (enlargements) and that attitudes like humble posture, respect, waiting, detachment, hearing, are essentials in overcoming postures characterized by ethnocentric features and creating educative contexts of solidarity - the study tries to introduce something new to the multicultural dialogue, to equalize terms with old and new theories, to find the comprehension of inter/spaces, intertwining knowledge and feeling in an interstitial and interdisciplinary practice. | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22502/TESE%20DOUTORADO%20FINAL.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUC-SP | por |
dc.publisher.program | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo | por |
dc.rights | Acesso Restrito | por |
dc.subject | intencionalidade | por |
dc.subject | interdisciplinaridade | por |
dc.subject | interculturalismo | por |
dc.subject | intentionality | eng |
dc.subject | interdisciplinarity | eng |
dc.subject | interculturalism | eng |
dc.subject | Prática de ensino | por |
dc.subject | Sala de aula | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Inter-Intencionalidades compartilhadas no processo inclusivo da sala de aula no ensino superior: uma investigação interdisciplinar | por |
dc.title.alternative | Sharing intentionalities in an inclusive process of forming intercultural teachers: an interdisciplinar investigation | eng |
dc.type | Tese | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE DOUTORADO FINAL.pdf Restricted Access | 4,19 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.