REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/9525
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVallin, Celso-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706039D6por
dc.contributor.advisor1Valente, José Armando-
dc.date.accessioned2016-04-27T14:30:27Z-
dc.date.available2010-09-27-
dc.date.issued2004-11-30-
dc.identifier.citationVallin, Celso. CER project: study, pedagogical work and reflection school community. 2004. 207 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/9525-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo descobrir meios, dentro da complexidade da escola, para conseguir, com o uso de novas tecnologias e com a parceria entre escolas, melhorar as oportunidades e a qualidade da interação entre professores, despertando hábitos de estudo, trabalho pedagógico e reflexão, individualmente e no coletivo. Foi feita uma parceria com três escolas públicas, de ensino fundamental e médio e o trabalho com essas escolas durou dois anos e meio, e envolveu mais de 2000 mensagens entre educadores, pela internet. A pesquisa procura mostrar os principais acontecimentos que caracterizaram a ação e as mudanças, e estudar as estruturas e estratégias que favoreceram, e as que se contrapuseram à existência e o bom funcionamento dessa Comunidade de Estudo, trabalho pedagógico e Reflexão (CER). Pelas entrevistas e observações iniciais pode-se perceber que, cada professor pouco sabia sobre a aula dos outros, e os gestores também não as conheciam bem, apesar da convivência diária e do clima de amizade. Usando internet (mensagens em grupo), reuniões com presença real, e conversas por telefone, desenvolveram-se comunicações e trocas entre os professores, gestores e pesquisador, por meio das quais era possível refletir sobre a prática pedagógica que realizavam. Conseguiu-se que os horários pedagógicos fossem ampliados e mais bem aproveitados. Além dos horários internos, passaram a existir momentos de encontro entre educadores das três escolas. Os professores aprovaram as novas possibilidades de planejamento e reflexão em conjunto, e passaram a trabalhar com mais compromisso e entusiasmo. Apesar das difíceis condições que se têm nas escolas, as estratégias propostas e experimentadas ajudam na construção de uma escola mais cidadã, onde professores (e toda a comunidade escolar) possam se sentir melhor como pessoas, convivendo e desenvolvendo seus potenciais humanos, no lugar de executarem papéis pré-estabelecidospor
dc.description.abstractThe objective of this work was to discover ways within the complex school system to use new technology and establish partnerships among schools in order to improve the opportunities and quality of interaction among teachers, fostering study habits, pedagogical work and reflection upon their practice, individually and collectively. A partnership was established among three public schools (for 11 to 17 years old). The project lasted for two and a half years, involving more than 2000 messages exchanged among these educators, through the internet. The research shows the main events and changes that took place, and analyzes those structures and strategies which encouraged the study, pedagogical work and reflection community (CER) as well as those which hindered its establishment and performance. The initial interviews and observations indicated that each teacher was unfamiliar with the lessons of their colleagues, as were the school administrators, despite the time they spend together, their common physical space, and their friendships. Use of internet (group messages), face-to-face meetings, and telephone calls helped to develop communications and interactions among teachers, administrators and researcher, through which it became possible to reflect upon their classroom practice. The duration and productivity of the internal pedagogical meetings increased. In addition, interschool meetings were established to foster educational study groups. The teachers approved of the new possibilities for planning and collective reflection, and began to work with greater commitment and enthusiasm. Despite the difficult conditions in the schools, the strategies proposed and implemented helped in the construction of greater community awareness, where teachers, as well as other members, could feel better as people, coexisting and developing their human potentials, instead of performing pre-established roleseng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22487/Celso%20Vallin.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação em serviçopor
dc.subjectFormação continuada de professorespor
dc.subjectNovas tecnologias da informação e comunicação na educaçãopor
dc.subjectInternetpor
dc.subjectGrupos de discussãopor
dc.subjectGrupos de diálogopor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectLiderançapor
dc.subjectEspiral da aprendizagempor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectPlanejamento participativopor
dc.subjectComunidade de estudopor
dc.subjectAmbiente de aprendizagempor
dc.subjectParceriapor
dc.subjectEducação a distânciapor
dc.subjectEducação semipresencialpor
dc.subjectProfessores -- Formacao profissionalpor
dc.subjectEducacao continuadapor
dc.subjectEnsino a distanciapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleProjeto CER: comunidade escolar de estudo, trabalho e reflexãopor
dc.title.alternativeCER project: study, pedagogical work and reflection school communityeng
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Celso Vallin.pdf1,72 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.