REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação nas Profissões da Saúde
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Tipo: Dissertação
Título: Os desafios do professor de biologia na promoção de saúde na escola pública: metodologias ativas de aprendizagem como caminho para a superação
Autor(es): Lousan, Nathalie Emanuelle Pigoretti
Primeiro Orientador: Duarte, Lúcia Rondelo
Resumo: O tema Transversal Saúde, presente na Proposta Curricular (PC) da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo SEE-SP, está inserido na disciplina de Biologia, que tem como pressuposto a aplicação de seus conteúdos e conceitos para a prática de uma cidadania reflexiva e consciente nas questões da evolução da vida natural e da vida humana em toda a sua diversidade de organização e interação. Uma das atribuições dos professores de Biologia é articular os temas propostos no currículo em trabalhos de promoção de saúde e prevenção de doenças, levando em consideração as necessidades específicas de cada comunidade escolar, para que, dessa forma, contribuam para a efetiva aprendizagem do aluno, melhorando sua qualidade de vida. No entanto muitos desses profissionais encontram dificuldades para relacionar as atividades da PC da SEE-SP, contidas nos cadernos do professor e aluno da disciplina de Biologia, a ações preventivas eficazes. Diante dessa realidade, pretendeu-se com este estudo identificar os recursos didático-pedagógicos utilizados por esses professores para trabalhar os temas sobre saúde, os facilitadores e dificultadores desse trabalho bem como o feedback dos alunos e o sentimento de responsabilidade sobre a saúde do aluno, manifestado nos professores. Além disso, buscou-se evidenciar a percepção desses atores sobre as metodologias ativas de aprendizagem e sua aplicação na educação em saúde. Para a coleta de dados foram realizadas 24 entrevistas semiestruturadas com professores pertencentes a unidades escolares (U.E) da Diretoria de Ensino de Votorantim (D.E Vot). Na organização dos dados, foi utilizado o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) e a nuvem de palavras para visualização da ocorrência das palavras contidas nos discursos dos entrevistados. Para análise, foi utilizada a Análise de Conteúdo (AC), modalidade da Análise Temática (AT). Constatou-se que, mesmo mesclando recursos didático-pedagógicos característicos da aula tradicional e participativa, tendo o sentimento de responsabilidade pela saúde dos alunos, os professores têm dificuldade em mensurar o feedback dos alunos após o estudo dos temas sobre saúde. Aqueles que percebem alguma devolutiva, percebem-na sempre de forma subjetiva. Os maiores facilitadores para o trabalho com os temas sobre saúde foram o interesse dos alunos por temas relacionados ao seu cotidiano, a valorização dos seus saberes prévios e experiências com que chegam à escola e o uso de recursos e metodologias de ensino diferenciados. Eles não conhecem as Metodologias Ativas de Aprendizagem, mas possuem o desejo de conhecer, acreditando que elas podem contribuir para a aprendizagem significativa dos alunos e com a educação em saúde no ambiente escolar. Concluindo, propõe-se aos professores de Biologia a capacitação e a implementação da Aprendizagem Baseada em Equipes - a princípio para trabalhar os temas relacionados à saúde que, como modalidade das Metodologias Ativas de Aprendizagem, pode contribuir tanto com a aprendizagem significativa dos alunos como para a educação permanente dos professores, além de ser aplicável a turmas com grande número de alunos
Abstract: The health transverse theme, wich is present at the curriculum proposal (PC) from the departament of education from the state of Sao Paulo- SEE-SP, it its subscribed in the subject of Biology that have a goal to apply its contents and concepts to practice a reflexive and conscious citzenship on the questions of evolution of natural life and human life, within all diversity of organization and interaction. One of the biology teacher's atributions is to articulate the proposal themes from the curriculum into works to promote health and to prevent deseases, taking in consideration, the specific needs of each school community, because in this way, they can contribute for effective learning of the student to increase his quality of life. However, many of these professionals find difficult to relate the PC activities from SEE-SP contain in the teacher's and student notebooks of the biology subject into actual preventive actions. Facing this reality, it was pretend with this study to identify the diadatic pedagogy resources that are used by the teachers to work the theme about health, the easy and hard ways of the work, as a feedback of the students and the feeling of responsability about the student health,that is manifested on the teacher. Besides that, we were looking for the evidence of these actors perception about the active metadology of learning and its application in health education. For the data collecting were made 24 interviews semi stuctured by teachers that belong from Unit School (U.E), the board of eduaction from Votorantim (D.E Vot). On the data organization it was used the colective subject speech (DSC) and the words clouds to visualize the procedure of the words that contained on the interviewer s speech. For the analisys it was used the content analisy (AC), category theme analisy (AT). It was shown that even melding pedagogic didatics resources that are part of a traditional and participative class, having the feeling of responsability of the students health, the teachers have a difficulty to mesuare the feedback of the students after the health themes study, those who notices something is always in a subjective way.The major suporters for the work with themes that are related to your day by day, the improvement of your previous knowlogy and experiences that they arrive in school and the use of resources and metadology of different studies. They do not know the active metadology of learning, but they have the desire to know beliving that it can contribute of positive learning of the students and with the health education in a school enviroment. To conclude, it its propose for the biology teachers the capacitation and implementation of learning based in teams- at first to work with health relate theme- that one of the modalities is the active metadology of learning can contribute with the real knowledge of the students but also for the fix education of teachers, besides it can be apply to a large number of students
Palavras-chave: Educação em saúde
Ensino de Biologia
Metodologias ativas de aprendizagem
Education in health
Biology study
Active meatadology of learning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação nas Profissões da Saúde
Citação: Lousan, Nathalie Emanuelle Pigoretti. Os desafios do professor de biologia na promoção de saúde na escola pública: metodologias ativas de aprendizagem como caminho para a superação. 2015. 118 f. Dissertação (Mestrado em Educação nas Profissões da Saúde) – Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação nas Profissões da Saúde, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Sorocaba, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9502
Data do documento: 24-Fev-2015
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