REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação nas Profissões da Saúde
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/9473
Tipo: Dissertação
Título: Percepção de profissionais de enfermagem de um hospital privado acerca do treinamento admissional
Título(s) alternativo(s): Perception of professional nursing a private hospital about admission training
Autor(es): Almeida, Cássia Marinho Moraes
Primeiro Orientador: Oliveira, Raquel Aparecida de
Resumo: promove a adaptação dos novos profissionais à instituição com o intuito de favorecer a disseminação de normas, rotinas, procedimentos e o seguimento de diretrizes assistenciais, para a prestação de uma assistência de qualidade; por isso deve ser estruturado, sistematizado e avaliado periodicamente. Tratase de um estudo exploratório descritivo de abordagem quantitativa. Os objetivos consistiram em analisar o Treinamento Admissional de uma Instituição de Saúde, sob a ótica da equipe de enfermagem, participativa nesse processo, nas dimensões avaliativas de estrutura, de processo e de resultado e de identificar os fatores que interferem nas atividades desenvolvidas no Treinamento Admissional, tendo por base o Modelo Donabediano. O local da pesquisa foi um hospital privado da cidade de São Paulo e a população alvo constituiu-se de 32 profissionais de enfermagem. A coleta de dados foi realizada por meio de um instrumento composto por 42 proposições divididas nas dimensões de estrutura, processo e resultado, elaborado segundo uma escala de Likert. Os dados foram analisados em função dos índices percentuais e testes estatísticos específicos. Para verificação da consistência interna entre as 42 questões do questionário aplicado, empregou-se o teste Alpha de Cronbach que resultou em 0,889. Houve diferença com significância estatística entre os escores médios das três dimensões (p<0,001). A dimensão Resultado apresentou maior escore médio que as dimensões Estrutura (p=0,002) e Processo (p<0,001). Além disso, obteve-se, também, maior escore médio na dimensão Processo quando comparada à dimensão Estrutura (p<0,001). Acredita-se que este estudo contribua para reestruturações dos pontos vulneráveis avaliados nas três dimensões, sobretudo na de estrutura, por ter essa apresentado o menor escore de favorabilidade. Assim essa pesquisa permitiu conhecer os fatores intervenientes que podem contribuir para confirmar ou reformular os processos de estruturação do Treinamento Admissional
Abstract: he adaptation of new professionals to the institution in order to foster the spread of norms, routines, procedures and follow-up care guidelines for the provision of quality care , so it should be structured, systematized and evaluated periodically. This is an exploratory, descriptive quantitative approach. The objectives consisted in analyzing the admission training of an Institution of Health, from the perspective of the nursing team, this participatory process, the evaluative dimensions of structure, process and outcome, and to identify the factors that affect the activities in admission training , based on the Model donabedian. The research site was a private hospital in the city of São Paulo and the sample consisted of 32 nurses. Data collection was performed using an instrument composed of 42 propositions divided into the dimensions of structure, process and outcome, prepared according to a Likert scale. The data were analyzed in terms of percentage rates and specific statistical tests. To check the internal consistency among the 42 issues of the questionnaire, we used the Cronbach Alpha test which resulted in 0.889. There was a significant difference between the mean scores of the three dimensions (p <0.001). The dimension Results showed higher mean score than the dimensions structure (p = 0.002) and procedure (p <0.001). Furthermore, it was obtained also in the highest mean score scale process when compared to the size Structure (p <0.001). It is believed that this study will contribute to the restructuring of the vulnerable points evaluated in three dimensions, especially in the structure, this appears to have the lowest favorability score. Thus this research helped identify the intervening factors that may help to confirm or reshape the processes of structuring the admission training
Palavras-chave: Capacitação em serviço
Educação em Enfermagem
Avaliação de serviços de enfermagem
In-service training
Nursing Education, Nursing services evaluation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação nas Profissões da Saúde
Citação: Almeida, Cássia Marinho Moraes. Percepção de profissionais de enfermagem de um hospital privado acerca do treinamento admissional. 2013. 83 f. Dissertação (Mestrado em Educação nas Profissões da Saúde) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação nas Profissões da Saúde, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Sorocaba, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9473
Data do documento: 4-Nov-2013
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação nas Profissões da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cassia Marinho Moraes Almeida.pdf
  Restricted Access
216,52 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.