Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/9468
Tipo: | Dissertação |
Título: | A problemática da abordagem das doenças sexualmente transmissíveis pelos professores de Ciências/Biologia de escolas públicas: uma realidade de Sorocaba |
Título(s) alternativo(s): | Approach on STDs in public schools by teachers of Science / Biology of the city of Sorocaba (SP): problems and possibilities |
Autor(es): | Silva, Amanda de Oliveira |
Primeiro Orientador: | Lanza, Leni Boghossiam |
Resumo: | Buscou-se, neste estudo, revelar como é realizada a abordagem sobre doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) em escolas estaduais de Sorocaba, da região com o maior índice de DST, apontar os desafios e as possibilidades dessa abordagem pelo docente de Ciências/Biologia dessas instituições; e buscar, juntamente com os professores dessas escolas, alternativas para abordagens significativas. Trata-se de estudo de perfil qualitativo, que contou com a colaboração de 9 docentes de Ciências/Biologia, 2 coordenadoras dessas escolas de Sorocaba (SP) e 1 coordenadora da Unidade Saúde da Família do bairro em que a pesquisa ocorreu. Por meio de entrevistas individuais, semiestruturadas, gravadas, posteriormente transcritas e analisadas, os resultados demonstraram que os docentes precisam de um melhor preparo para atuar nessa temática, e que a falta de estímulo influencia diretamente a busca por melhores resultados. Observou-se, também, que é essencial o envolvimento da equipe de Saúde na temática, por meio de trabalho em conjunto com tais docentes, para que ocorram mudanças no cenário atual das DSTs junto a essa população de jovens, e que apesar dessa necessidade, tal envolvimento não ocorre como deveria. Porém, com a pesquisa, foi possível vislumbrar tal possibilidade |
Abstract: | We sought to in this study reveal how the approach is performed on sexually transmitted diseases (STD) in state schools in the Sorocaba region with the highest rate of STDs; pinpoint the challenges and possibilities of this approach by the teacher of Science / Biology these institutions and get along with the teachers of these schools, alternative approaches significantly. It was the study of qualitative profile that had the cooperation of 9 faculty of Science / Biology, 2 coordinators of these schools of Sorocaba (SP) and coordinator of the Family Health Unit of the district in which the research took place. Through individual interviews, semi-structured, recorded, transcribed and analyzed, the results showed that teachers need better preparation to act in this theme, and that lack of stimulation directly influences the search for better results. It was also observed that it is essential the team's involvement in the theme of Health, through working with teachers for such changes to occur in the current scenario of STDs with this population of young people, and that despite the fact that this need not occur as should, however, with the research was possible to discern such involvement |
Palavras-chave: | Educação Doenças Sexualmente Transmissíveis Escola pública Education Sexually Transmitted Diseases Public school |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação nas Profissões da Saúde |
Citação: | Silva, Amanda de Oliveira. A problemática da abordagem das doenças sexualmente transmissíveis pelos professores de Ciências/Biologia de escolas públicas: uma realidade de Sorocaba. 2013. 91 f. Dissertação (Mestrado em Educação nas Profissões da Saúde) – Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação nas Profissões da Saúde, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Sorocaba, 2013. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9468 |
Data do documento: | 27-Ago-2013 |
Aparece nas coleções: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação nas Profissões da Saúde |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Amanda de Oliveira Silva.pdf | 762,36 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.