Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/5160
Tipo: | Dissertação |
Título: | Nina Verchinina e a dança moderna brasileira: o papel da crítica jornalística na formação de um pensamento em dança |
Autor(es): | Cerbino, Ana Beatriz Fernandes |
Primeiro Orientador: | Katz, Helena |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo, a partir da visão da crítica jornalística especializada, apresentar o corpo elaborado por Nina Verchinina, descrevendo não sua técnica de dança moderna, mas as formulações corporais que possibilitaram seus alunos e bailarinos executarem os passos e as seqüências por ela criados.Trata-se, assim, de delinear as qualidades do corpo verchiniano e como este se inscreve na relação espaço-temporal. Um olhar que leve em conta não os aspectos coreográficos de sua obra, mas as condições que permitiram Verchinina estruturar seu pensamento da maneira como foi apresentado. Para auxiliar na proposta desta pesquisa, foram selecionadas cinco coreografias (quatro dos Balés Russos de Diaghileve uma do Original Balé Russo), que apresentam um painel das modificações ocorridas ao longo dos anos em que foram apresentadas. Entender as mudanças em curso durante esta época, tanto aquelas apresentadas em cena quanto as apontadas pela crítica especializada, é também perceber como uma bailarina formada em balé clássico, como foi Nina Verchinina, criou um vocabulário moderno de ocupação e deslocamento no espaço |
Abstract: | The main aim of this project from the specialized jornalistic critic point of view, is to show the body as elaborated by Nina Verchinina, describing not her modern dance technique, but the body formulations that allow her students and dancers to executesteps and dance sequencies. In this way, the goal is to outline the qualities of the "verchinian" body and how it inscribes itself in the time-space relationship. This view takes into account not the choreographic aspects of her work, but the conditions that allowed Verchinina to elaborate her thoughts. In arder to analyse and understand this process, five choreographies were selected (four of Diaghilev's Ballets Russesand one of Original Ballet Russe), works that represented a panel of the transformations that occurred throughout the years they were presented. To understand these modifications, shown at the, stage and pointed by the critics, is also to realize how a dancer from a classical background, such as Nina Verchinina, created a modern vocabulary of movement th'rough space |
Palavras-chave: | Verchinina, Nina 1910-1995 -- Critica e interpretacao Danca moderna -- Brasil Critica jornalistica |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Comunicação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica |
Citação: | Cerbino, Ana Beatriz Fernandes. Nina Verchinina e a dança moderna brasileira: o papel da crítica jornalística na formação de um pensamento em dança. 2003. 166 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2003. |
Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/5160 |
Data do documento: | 30-Nov-2003 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ana Beatriz Fernandes Cerbino.pdf Restricted Access | 9,87 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.