REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/5013
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorZago, Rosemara Staub de Barros-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708930T8por
dc.contributor.advisor1Salles, Cecilia Almeida-
dc.date.accessioned2016-04-26T18:16:51Z-
dc.date.available2008-03-27-
dc.date.issued2002-03-30-
dc.identifier.citationZago, Rosemara Staub de Barros. Relações culturais e comunicativas no processo de criação do compositor Gilberto Mendes. 2002. 239 f. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2002.pt_BR
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/5013-
dc.description.resumoEssa pesquisa tem por objetivo, compreender o processo de criação do compositor Gilberto Mendes (1922 -), a partir da análise dos registros materiais que o compositor utilizou durante as construções de suas obras musicais. Dentre os documentos analisados, destacamos: seu caderno de anotações, cartas, projetos e esboços de suas obras. Para dialogar com a complexidade de informações que encontramos nos registros, adotamos como arcabouço teórico a Semiótica de Charles Sanders Peirce, que discute o processo da ação do signo e a Crítica Genética, como principal ferramenta para a descrição, interpretação e análise dos documentos de processo. Divididos em três capítulos, apresentamos no primeiro capítulo: os aspectos culturais que "nutriram" a vida do artista, a Crítica Genética como ferramenta teórica de análise dos "documentos de processo" e a descrição do que encontramos nesses documentos. No segundo capítulo, discutimos a "tendência", rumo ou propósito que move a construção de seu projeto poético. Das suas relações culturais e comunicativas entre o conjunto das obras musicais e com o mundo cultural, envolvendo a música, o cinema americano da primeira metade do século XX e as artes visuais modernas. E, no terceiro capítulo, analisamos a linguagem verbal, visual e cinematográfica, como veículos de tradução intersemiótica, utilizadas pelo compositor durante o percurso de criação de suas obras musicais. Nas considerações finais, chegamos ao término do trabalho, conhecendo um pouco mais acerca dos mecanismos do processo de criação artística e das suas relações culturais e comunicativaspt_BR
dc.description.abstractThe objective of this research is to understand the process of creation of Gilberto Mendes (1922 -) composer, based on the analysis of materials that he used during the construction of his musical work. Among the analysed papers, we should emphasize his notebook, letters and his work project. To understand the complexity of information that we found in the registers, we follow as theoric framework, the Semiotic by Charles Sanders Peirce, that discusses the sign action process, and the Genetic Criticism, as the main tooll for the description, interpretation and analyses of the process papers. Divided in three chapters, we show in the first one the cultural aspect that "guided" the artist life, Genetic Criticism as a theoric tooll to analyse the "process papers", and the description from what we found in these documents. In the second chapter, we discuss about the "tendency" and purpose that follows the construction of the composer's poetic project, his cultural and communicative relation between his musical work and his cultural background, envolving the music, the american cinema, in the first half of the 20 th century, and the modern visual arts. Finally, in the third chapter, we analyse the verbal, visual and cinematographic language as means of intersemiotic translation, used by the composer during the creation development of his musical work. To summarize, we got to the end of the work knowing a little more about the mechanism process of his artistic creation and his communicative and cultural relationen_US
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/13838/Rosemara%20Staub%20de%20Barros%20Zago.pdf.jpg*
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semióticapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMendes, Gilberto [1922- ] - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectCriação (Literária, artística, etc.)pt_BRpor
dc.subjectCritica genéticapt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUALpt_BR
dc.titleRelações culturais e comunicativas no processo de criação do compositor Gilberto Mendespt_BR
dc.typeTesept_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rosemara Staub de Barros Zago.pdf26,42 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.