REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
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Tipo: Dissertação
Título: A ação corporal como matriz da comunicação e da cognição
Autor(es): Nogueira, Judith Cristina Gouveia
Primeiro Orientador: Greiner, Christine
Resumo: O emprego de exercícios físicos para diagnosticar e tratar determinados distúrbios cognitivos baseia-se no fato de que a cognição não é um fenômeno puramente abstrato, mas ocorre como produto de uma integração de todos os mecanismos corporais fisiológicos, o psiquismo e o meio externo. Parte de um estudo teórico-prático que afirma o movimento corporal como mediador das informações internalizadas e exteriorizadas. De acordo com estudos realizados na última década ( Thelen e Smith 1997, Port 1991), afirma-se que o movimento (ou ação) e a cognição se processam na mesma escala temporal e são reciprocamente necessários. O desenvolvimento de um depende do outro e ambos se estruturam como produto dessa interação. Não há aprendizado de qualquer natureza sem a atividade corporal. O aprendizado real ocorre quanto todo o corpo aprende. Portanto, a hipótese desta dissertação é a de que quando nos deparamos com distúrbios cognitivos, o processo educativo (terapêutico ou reeducativo) deve se iniciar pelo trabalho corporal. O conceito de corpo como mídia primária (Katz e Greiner 2000,2001) fundamenta nosso intuito de mapear um caminho de comunicação que utiliza a ação muscular como ignição para a determinação das ações cognitivas, principalmente no âmbito da linguagem e de seus processos comunicacionais intrínseco
Abstract: The use of physical exercises to diagnose and treat some cognitive disturbances is based on the fact that the cognition isn't a phenomenon purely abstract, but it happens as a product of an integration of ali physiological physical mechanisms, the psyche and the environment. Part of a theoretical-practical study that affirms the physical movement as mediatorof internalized and externalized information. According to some studies held in the last decade (Thelen and Smith 1997, Port 1991) it was confirmed that the movement (or action) and the cognition occur at the same temporal scale and they are reciprocaly necessary. The development of one depends on another and both of them structure themselves as a product of this interaction. There isn't learning without physical activity. The real learning happens when ali the body learns. There fore, the hypothesis of this dissertation is that when we come across cognitive disturbances, the educational process (therapeuticor reeducative) must start by physical work. The concept of a body as primary media (Katz and Greiner 2000, 2001) substantiates our purpose of mapping a communication way that uses the muscular action as ignition to the determination of cognitive actions, mainly at language level and its intrinsic communication processes
Palavras-chave: Comunicação
Cognição
Informação
Cérebro
Motricidade
Communication
Cognition
Information
Brain
Motor activity
Comunicacao e Semiotica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
Citação: Nogueira, Judith Cristina Gouveia. A ação corporal como matriz da comunicação e da cognição. 2003. 117 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2003.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4952
Data do documento: 30-Nov-2003
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