Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/4900
Tipo: | Tese |
Título: | Por uma educação musical do pensamento: novas estratégias de comunicação |
Autor(es): | Brito, Maria Teresa Alencar de |
Primeiro Orientador: | Ferraz, Silvio |
Resumo: | Esta tese cartografa a emergência de relações com o sonoro e musical no curso da infância, considerando características e singularidades próprias às crianças, bem como às idéias de música, elas mesmas. O papel e a influência do espaço educacional como um dos agenciadores dos processos de interação com sons e músicas é, também, um dos aspectos abordados no trabalho, que se estrutura, então, sobre os três eixos acima assinalados. O objetivo da pesquisa é apontar a singularidade do fazer musical que tende a emergir em ambientes educacionais marcados por modos de comunicação que, em consonância com Muniz Sodré, buscam abarcar a diversidade da natureza das trocas, em que se fazem presentes os signos representativos ou intelectuais, mas principalmente os poderosos dispositivos do afeto . A partir de proposições de Hans-Joachim Koellreutter (1915-2005) - apontando para a singularidade do fato musical, bem como para o território da educação musical como espaço comunicacional fundado em estratégias sensíveis - pesquisamos e analisamos condutas musicais de crianças participantes de grupos de musicalização. Valemo-nos, em primeiro plano, de nossa experiência cotidiana fazendo música com crianças, há longo tempo, campo real, efetivo e dinâmico de nossa pesquisa. Fundamentamos teoricamente as análises das trajetórias musicais das crianças com base na teoria dinamicista proposta pela psicóloga e cientista cognitivista Esther Thelen (1941-2004). Conceitos propostos pelos filósofos franceses Gilles Deleuze (1925-1995) e Félix Guattari (1930-1992) nortearam análises acerca do significado do fazer musical das crianças. Pelo viés de um pensar rizomático, a pesquisa cartografa a transformação dinâmica de idéias de música e propõe um modo menor de educação musical: modo que é resistência, que é pensamento, que é singularidade; modo que é linha de fuga, resistindo aos mecanismos de controle dos meios de comunicação, cuja ênfase é o produto feito e nunca o estímulo ao processo. Considerando que a criança vive um modo menor de fazer e significar a atividade musical, a pesquisa redimensiona procedimentos pedagógicos, visando favorecer o exercício significativo da música da infância, em contraposição aos modelos tradicionalistas estabelecidos, quer nos sistemas de comunicação midiáticos, quer nos planos da educação. Principalmente, a pesquisa aponta para a fundação de territórios de comunicação que podemos instaurar trabalhando com idéias de música como acontecimento, como processos desencadeadores de devires, como jogo que se dá no entre-lugar da comunicação do estabelecido |
Abstract: | This thesis maps out the emergence of the relationship that children establish with music and sound throughout childhood, considering children s unique singularities and characteristics, as well as the concept of music itself. The major role and influence of the educational space in the processes of interaction with sound and music is another aspect presented in this work, thus structured on the three pillars mentioned above. The objective of this research is to show the singularity of the act of making music that tends to emerge in educational environments through the use of communication methods that try, with Muniz Sodré, to embrace the diversity of the nature of exchange, where the representative or intellectual signs appear, mainly focusing on the powerful device of affection . Based on propositions made by Hans-Joachim Koellreutter (1915-2005), pointing to the singularity of the musical fact, as well as to the territory of musical education as a communicational space founded on sensitive strategies, research and analyzes have been made focused on the musical behavior of children participating in musicalization groups. As a main source, quotidian musical experiences with children over a long period of time, have been used a real, effective and dynamic field in our research. Theoretically, the analyzes were founded on the children s musical trajectory, based on the dynamic systems theory proposed by the psychologist and cognitive scientist Esther Thelen (1941-2004). Concepts proposed by the French philosophers Gilles Deleuze (1925-1995) and Felix Guattari (1930-1992) have guided the analysis of what music making among children means. Through rizomatic thinking, the present research maps out the dynamic transformation of ideas about music. Additionally, it proposes a minor way method for musical education, where resistance, thinking, singularity, and escape line are gathered together against the control mechanisms of the media, whose emphasis is always on the final product and never a stimulation of the process. By proposing that children already make music and give significance to the musical activity through the minor way, this research repositions pedagogic procedures, with the goal of favoring the meaningful exercise of music in childhood, contra to the established traditionalist models, in both media and the education field. Mainly, this research points to the foundation of communication territories, which can be created by working with the ideas of music as an event, as a process that leads to the future and as a game that takes place in the between-place of the communication of the established |
Palavras-chave: | fazer musical making music with children Koellreutter, Hans Joachim -- 1915-2005 -- Contribuicoes a educacao musical Musica -- Filosofia e estetica Musica -- Instrucao e estudo Musica (Composicao) |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Comunicação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica |
Citação: | Brito, Maria Teresa Alencar de. Por uma educação musical do pensamento: novas estratégias de comunicação. 2007. 297 f. Tese (Doutorado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007. |
Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4900 |
Data do documento: | 31-Mai-2007 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Maria Teresa Alencar de Brito.pdf Restricted Access | 2,31 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.