REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/4844
Tipo: Dissertação
Título: Condição da Escuta: mídias e territórios sonoros
Autor(es): Obici, Giuliano
Primeiro Orientador: Ferraz, Silvio
Resumo: O tema central da presente dissertação é pensar a condição da escuta a partir das mídias (telefone, rádios, auto-falantes, TV, Internet etc.) e territórios sonoros delineados pelo advento do som gravado nos dias de hoje, com a presença de novos dispositivos de registro, difusão e codificação de dados sonoros. Os objetivos desta pesquisa são: 1) mapear o desenvolvimento tecnológico dos dispositivos midiáticosonoros; 2) revisar a bibliografia sobre os conceitos de objeto sonoro e escuta acusmática (Pierre Schaeffer), soundscape (Murray Schafer), território e ritornelo (Gilles Deleuze e Félix Guattari), e poder (Michel Foucault); 3) entender o fenômeno do MP3 e podcasting as mídias sonoras portáteis, como o mp3 player e certos modelos de telefone celular , bem como a produção imaterial gerada a partir delas; e 4) pensar o que podem os sons de um território e quais os agenciamentos que ocorrem por meio da escuta, a partir da perspectiva de poder em Foucault, Deleuze e Guattari. O corpus teórico do projeto é apresentado na forma de revisões conceituais, enfocando os seguintes pontos: desenvolvimento tecnológico das mídia-sonoras; acusmática e escuta reduzida; soundscape e ecologia sonora; ritornelo e território sonoro; mp3 e podcasting; articulações entre som e poder. A metodologia da pesquisa segue um percurso conceitual e se divide em: 1) pesquisa bibliográfica; 2) fichamento do material teórico; 3) revisão conceitual; e 4) articulações com a temática. O caminho que se pretende trilhar na pesquisa leva à utilização de conceitos da filosofia da diferença (Deleuze e Guattari), pela qual a sonoridade é entendida como informações que, muitas vezes, não pretendem comunicar algo, mas que, mesmo assim, carregam potências e des-potências que constantemente modelam e afetam nossas capacidades sensíveis. Os resultados da pesquisa pretendem oferecer subsídios à investigação da condição da escuta sob a tese de que os sons cotidianos influenciam, embora não de forma clara e objetiva, a constituição da subjetividade por meio de dispositivos de controle, poder e consumo, entre outros, a partir das mídias e territórios sonoros. Face à hipótese de que a produção sonora vem criando modos de subjetivação por meio de territórios e mídias sonoras, o problema da pesquisa consiste em cartografá-los em busca da definição do que denominamos como condição da escuta
Abstract: The central theme of this text is to think the listening condition from the Media (telephone, radio, loudspeakers, TV, internet) as well as the sounding territories outlined by the recorded sound on our days, with the presence of new record, diffusion and codification devices of sound data. The main targets of this research are: 1) to make a map of technological development of media-sounding devices; 2) to revise bibliography about concepts like sounding object and acousmatic listening (Pierre Schaeffer), soundscape (Murray Schafer), territory and ritornello (Gilled Deleuze and Félix Guattari), power (Michel Foucault); 3) to understand podcasting and MP-3 phenomenon, the portable soundingmedias (mp3 player, cell phone) as well as the immaterial production created from them; 4) to think the power of the sounds from a territory as well as the promotion obtained by the listening, from the power perspective in Foucault, Deleuze and Guattari. The theorical corpus of this project is presented as conceptual revisions whose focus are the following points: technological development of sounding-media; acousmatic and reduced listening; soundscape and sound echologie; rithornello and sounding territory; mp-3 and podcasting; joints between sound and power. The research methodology follow the conceptual percurs and is divided in: 1) bibliographic research; 2) theorical material catalogation; 3) conceptual revision; and 4) joints with the theme. The way one pretend to follow the research takes to the use of concepts from difference philosophy (Deleuze and Guattari), in which a sonority is understand as information that, many times, do not pretend to communicate something but, even so, carry potencies and a-potencies that are contantly molding and affecting our sensitive capacities. In front of the hypothesis that sound production nowadays have been creating ways of making subjectivity through the sounding territories and sound-medias, the problem of the present research is to make a map under the condition of what we are designating: the listening condition
Palavras-chave: mídia-sonora, sonologia, escuta, poder, música
sounding-media
sonology
listening
power
music
Comunicacao de massa -- Inovacoes tecnologicas
Som -- Gravacao e reproducao
Musica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
Citação: Obici, Giuliano. Condição da Escuta: mídias e territórios sonoros. 2006. 162 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4844
Data do documento: 19-Out-2006
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
COS - Giuliano Lamberti Obici.pdf
  Restricted Access
1,06 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.