Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/4800
Tipo: | Dissertação |
Título: | Caio Reisewitz: tendência ao grande formato na fotografia |
Autor(es): | Siqueira, José Henrique |
Primeiro Orientador: | Salles, Cecilia Almeida |
Resumo: | Esta pesquisa desenvolve um estudo de crítica genética de base semiótica abordagem proposta na última década por Cecília Almeida Salles no Programa de Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade de São Paulo na fotografia contemporânea, enfocando, de modo mais específico, o processo de criação do fotógrafo brasileiro Caio Reisewitz, a trajetória de suas obras e seu percurso no circuito cultural brasileiro e internacional. Para o desenvolvimento da dissertação, é feito um levantamento da evolução da carreira profissional e dos trabalhos mais emblemáticos da produção fotográfica de Reisewitz nesse período. Em seguida são estudados seus desenhos, ou seja, documentos de seu processo de produção que foram localizados no decorrer da pesquisa e que se referem ao registro do desenvolvimento do pensamento que estruturou suas principais instalações fotográficas. A partir dessa análise chegamos a alguns procedimentos processuais inerentes ao meio que foram surgindo com o andamento da pesquisa e que se mostram decisivos para a determinação de sua atual produção. Esse elenco de procedimentos relacionam-se às questões de processo de criação, apontando para escolhas e imbricações que direcionaram o projeto poético de Caio Reisewitz no período estudado, assim como para o diálogo do autor com a fotografia praticada no exterior na contemporaneidade. Nesse sentido a pesquisa mapeia a sua produção, apresenta a maneira como o fotógrafo se insere no circuito cultural galerias, instituições e museus e mostra como se dá, ao longo do tempo, a construção do grande formato em suas fotografias e a evolução das fases de trabalho pautadas no processo de criação |
Abstract: | Using the semiotics-based genetic criticism proposed in the last decade by Cecília Almeida Salles of the Semiotics and Communication Program of Pontifícia Universidade de São Paulo, this study concerns contemporary photography, with a specific focus on the creative process of Brazilian photographer Caio Reisewitz, his artworks and his career within the Brazilian and international cultural scene. The dissertation begins by outlining the evolution of Reisewitz s photographic work, with special emphasis on the most emblematic. It then goes on to analyze his drawings, that is, the documents of his production process that were located throughout this study and which register the development of the thought that structured his main photographic installations. Based on this analysis, we arrive at some processual procedures inherent to this medium, which arose as his research progressed, and which proved decisive for the determination of his current production. This set of procedures bears relation to issues involved in the creative process, indicating choices and links that guided Caio Reisewitz s poetic project in the period studied, as well as the artist s dialogue with contemporary photography worldwide. In so doing, this study maps Reisewitz s production, describes how this photographer is inserted in the cultural circuit galleries, institutions and museums and shows how, over time, the large-format construction came about in his photography, as well as how the phases of his work construed in terms of the creative process evolved |
Palavras-chave: | Caio Reisewitz Processo criativo Fotografia Caio Reisewitz Creative process Photography Reisewitz, Caio 1967- --Fotografias Comunicacao visual Semiotica |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FOTOGRAFIA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Comunicação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica |
Citação: | Siqueira, José Henrique. Caio Reisewitz: tendência ao grande formato na fotografia. 2006. 48 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006. |
Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4800 |
Data do documento: | 23-Jun-2006 |
Aparece nas coleções: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JOSE HENRIQUE SIQUEIRA.pdf Restricted Access | 1,11 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.