REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/4785
Tipo: Tese
Título: O nome na hipermídia: reconstruindo o autor na cultura digital
Título(s) alternativo(s): The name in hypermedia: rebuilding the author in the digital culture
Autor(es): Silva, Cícero Inácio da
Primeiro Orientador: Santos, Rogério da Costa
Resumo: A autoria, o autor, a autenticidade e a assinatura têm sido motivo de reflexão e crítica na área acadêmica desde o surgimento da rede mundial de computadores (Internet). Devido à facilidade de publicação nos sistemas eletrônicos digitais, a concepção autoral deslocou-se do simples ato de publicar, ou seja, tornar público, tendo em vista que hoje em dia qualquer pessoa com acesso a um computador e à Internet pode tornar algo publicável, e dirigiu-se ao processo de autenticação do que é tornado público. Com isso, repete-se o processo de legitimação autoral que tínhamos até então nos meios científicos tradicionais e acaba-se por coibir uma série de experimentos autorais que vêm surgindo redes computacionais. Processos esses que tentam exatamente dar conta de repensar a lógica autoritária dos processos de certificação e que são, na maioria das vezes, ousados por refletir um processo de seu tempo, a descentralização do poder, e que está em franco diálogo com procedimentos contemporâneos que dão conta da autoria, do nome próprio e da autenticidade na Internet sem a necessidade de repetição dos modelos que foram até agora institucionalizados. A autoria e o autor são questionados pelo viés da teoria de Jacques Derrida, com ênfase na sua concepção de assinatura e de legitimidade do sistema de reconhecimento acadêmico vigente. Através da elaboração de um experimento que utiliza geradores eletrônicos de textos a revista Plato on-line, que é parte desse trabalho, foi criada com o intuito de refletir acerca dos problemas em torno do nome próprio e da chancela das entidades que cercam as concepções autorais. Com esse experimento pretende-se apresentar uma reflexão conceitual acerca dos procedimentos e formas adotadas na Internet para a validação e disseminação do conhecimento, além de perguntar sobre os futuros dos meios digitais na academia e sua validade enquanto modelo autoral, sem com isso pretender instaurar uma forma ou mesmo um padrão para que se autentique e se autorize uma publicação, já que se correria o risco de repetir os modelos atuais. O que seria um contra-senso tendo em mente a alteração epistemológica a que fomos submetidos quando da inserção das mídias digitais no campo da disseminação do conhecimento científico
Abstract: Authorship, author, authenticity and signature have been objects of reflections and critiques in the academic area since the emergence of the World Wide Web (Internet). Because of the easiness of publication in digital electronic systems, the authorial conception moved from the simple act of publishing, that is, to make it public, since nowadays anyone who has access to a computer and to the Internet can make something publishable, and was led to the process of authentication of what is made public. Thanks to it, there is a repetition of the process of authorial legitimation until then observed in traditional scientific fields and this ends up restraining a series of authorial experiments that are appearing in computer networks. These processes that aim to rethink the authoritarian logic of the processes of certification and for the most part are daring for reflecting a process of their time, the decentralization of power, are in open dialogue with contemporary procedures that deal with authorship, proper name and authenticity in the Internet, without the need of repeating models that were instituted up to now. Authorship and author are questioned by the view of Jacques Derrida s theory, with emphasis on his conception of signature and legitimacy of the current system of academic recognition. By means of the elaboration of an experiment that uses electronic generators of texts, the Plato on-line magazine, which is part of this work, was created with the objective of reflecting on the problems involving the proper name and the seal of approval of institutions that surround the authorial conceptions. The intention in this experiment is to present a conceptual reflection concerning the procedures and forms adopted in the Internet for the validation and dissemination of knowledge, as well as to wonder at the future of digital means in the academy and their effectiveness as an authorial model, what doesn t mean that we intend to establish a form or even a standard to authenticate and authorize a publication, since it would imply a risk of repeating the current models. This would be a nonsense if we take into account the epistemological change we were submitted to by the insertion of the digital media in the dissemination of scientific knowledge
Palavras-chave: Autor
Assinatura
Mídias digitais
Derrida
Hipermídia
Author
Signature
Digital media
Derrida
Hypermedia
Assinaturas digitais
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::TEORIA DA COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
Citação: Silva, Cícero Inácio da. O nome na hipermídia: reconstruindo o autor na cultura digital. 2006. 238 f. Tese (Doutorado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4785
Data do documento: 19-Mai-2006
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cicero Inacio da Silva.pdf
  Restricted Access
1,48 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.