Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/4680
Tipo: | Dissertação |
Título: | Corpo e comunicação em processo: o principio tensão na experiência Taanteatro |
Título(s) alternativo(s): | Body and communication in process: The principle of tension in the experience of taanteatro |
Autor(es): | Baiocchi, Maura Desounet |
Primeiro Orientador: | Ferraz, Silvio |
Resumo: | O objetivo principal desta dissertação de mestrado é o estudo da comunicação como processo dinâmico em que toda e qualquer mediação está relacionada a um princípio tensão. Partimos da hipótese de que o corpo é mídia-primária do processo de comunicação sobre a qual fundam-se todas as outras mídias que a ele retornam. Neste sentido a comunicação é entendida aqui como processo de permutação de corpos (concretos ou abstratos) sintetizados nos conceitos móveis de Tensão e Pentamusculatura. Tais conceitos foram estudados em um campo experimental - a experiência do Taanteatro -, prática teatral desenvolvida desde a década de 1980 pela autora da pesquisa e que tem por princípio o estímulo da interação corporal com a polifonia de sistemas de signos que formam a linguagem teatro-coreográfica. Deste modo, compreende-se que este processo implica a construção, ação e circulação de subjetividades, desejos, vontades, expressões, apetites e aptidões (cotidianos ou espetaculares); situação na qual a experimentação teatral permite refletir sobre procedimentos alternativos de construção de corporalidades múltiplas que ultrapassem o modelo arborescente de montagem de sujeitos e objetos individuais ou coletivos. Para analisar e descrever tal experiência a dissertação está estruturada a partir de três conceitos-chaves experimentais desenvolvidos no contexto de trajetória da experiência Taanteatro: tensão, pentamusculatura e metacoreografia. Tais conceitos e práticas compõem os capítulos da dissertação trazendo relatos de análise de situações. Descreve também as estratégias práticas para a construção do corpo do performer (atores, dançarinos etc.) que vêm sendo exploradas há 14 anos. Nesse contexto, apresenta-se uma exposição de alguns dos processos de criação da Taanteatro Companhia. A base conceitual do estudo se atualiza ao referir-se à filosofia de Gilles Deleuze e Félix Guattari, sobretudo seus conceitos de acontecimento e ritornelo desenvolvidos em Lógica do Sentido e Mil Platôs. |
Abstract: | The principle purpose of this master s degree dissertation is the study of communication as a dynamic process in which all kinds of mediations are related to a principle of tension. This principle is based on the hypothesis that the body is the primary media of the communication process upon which all other medias are based, and to which they return. In this sense, communication is herein understood as a process of permutation of bodies (concrete and abstract), synthesized in the open concepts of tension and penta-musculatura. These concepts have been studied in an experimental field, the Taanteatro Experience (taantheater), a practical theatrical approach, developed by the author of this research during the 1980s, and works on the principle of stimulating the corporal interaction within the polyphony of sign-systems that compose the language of dance-theater. In this manner, it is understood that this process implicates the construction, action and circulation of subjectivities, desires, wills, expressions, appetites and abilities (both in daily life as well as artistic); situations in which the theatrical experimentation permits one to reflect on alternative procedures of constructing multiple corporalities that surpass arborescent models of the montage of individual and collective subjects and objects. In order to analyze this experience the dissertation is structured on three experimental key concepts developed in the context of the trajectory of Taanteatro: tension, penta-musculatura and meta-choreography. These concepts and practices compose the chapters of the dissertation, thus providing situation analysis reports. The concepts also describe practical strategies for the construction of the body of the performer (actor, dancer etc.), which have been explored during a fourteen year period. It is within this context that some of the creative processes of Taanteatro Company are being presented. The conceptual basis of the study is updated by the philosophical references of Gilles Deleuze and Félix Guattari, based principally on their concepts of happening and ritornello developed in Logic of Sense and A Thousand Plateaus. |
Palavras-chave: | comunicação tensão artes cênicas corpo performer acontecimento communication tension stage arts body performer happening Taanteatro Companhia Corpo humano Coreografia |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Comunicação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica |
Citação: | Baiocchi, Maura Desounet. Corpo e comunicação em processo: o principio tensão na experiência Taanteatro. 2006. 287 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006. |
Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4680 |
Data do documento: | 22-Fev-2006 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CORPO E COMUNICACAO EM PROCESSO.pdf Restricted Access | 13,38 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.