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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/45504Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Tenório, Maria Luiza Menezes | - |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0737387483825212 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Caro, Daniel | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6131748152475765 | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-11-19T17:47:53Z | - |
| dc.date.available | 2025-11-19T17:47:53Z | - |
| dc.date.issued | 2025-10-09 | - |
| dc.identifier.citation | Tenório, Maria Luiza Menezes. Avaliação de um procedimento de fading para ensino de leitura com compreensão de texto para uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA). 2025. Dissertação (Mestrado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/45504 | - |
| dc.description.resumo | O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento que acomete as áreas de comunicação e interação social. Com isso, uma das dificuldades de uma pessoa com TEA pode estar na inferência e compreensão da perspectiva do outro, sendo uma possível explicação para a dificuldade de compreensão textual, por exemplo, em um texto narrativo. Outra dificuldade pode ser a dificuldade em selecionar informações importantes de um contexto ou texto, sendo uma possível barreira de desenvolvimento da compreensão textual. Na literatura atual, há estudos que trabalham essa habilidade, mas não focam em responder a perguntas de compreensão textual de forma escrita, sendo essa uma lacuna na área. Sendo assim, o objetivo da presente pesquisa foi avaliar os efeitos de um procedimento desenvolvido para responder de maneira escrita a questões com o pronome interrogativo “quem” com base em um texto para uma criança com TEA. O procedimento envolveu acréscimo de informações no texto, destaque de cor da resposta alvo no texto e o fading out do destaque. Foi participante do estudo uma criança de oito anos com TEA que apresentava repertório de compreensão de palavras, mas não de compreensão textual. O delineamento da pesquisa foi de mudança de critério e procedimento foi dividido em seis fases, com a realização de sondas entre elas. Os resultados apontam que houve melhora no repertório de compreensão de leitura de texto, mas não é possível afirmar a eficácia do fading. Dessa forma, faz-se necessário mais estudos na área para avaliar a eficácia do procedimento | pt_BR |
| dc.description.abstract | Autism Spectrum Disorder (ASD) is a neurodevelopmental disorder that affects communication and social interaction. Therefore, one of the difficulties a person with ASD may have is inferring and understanding the perspective of others, which is a possible explanation for difficulties with textual comprehension, for example, in a narrative text. Another difficulty may be selecting important information from a context or text, potentially hindering the development of textual comprehension. Current literature studies address this skill, but they do not focus on answering written textual comprehension questions, which is a gap in the field. Therefore, the objective of this research was to evaluate the effects of a procedure developed for responding in writing to questions with the interrogative pronoun "quem" (who) based on a text for a child with ASD. The procedure involved adding information to the text, highlighting the target answer in color, and fading out the highlighting. The study participant was an eight-year-old child with ASD who had a word comprehension repertoire but not a textual comprehension repertoire. The research design involved strata shifting, and the procedure was divided into six phases, with probes between them. The results indicate an improvement in the text's reading comprehension repertoire, but the effectiveness of fading cannot be confirmed. Therefore, further studies in this area are needed to evaluate the procedure's effectiveness | en_US |
| dc.format.extent | 82 p. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | pt_BR |
| dc.publisher.department | Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.initials | PUC-SP | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Autismo | pt_BR |
| dc.subject | Leitura com compreensão | pt_BR |
| dc.subject | Fading | pt_BR |
| dc.subject | Texto | pt_BR |
| dc.subject | Análise do comportamento | pt_BR |
| dc.subject | Autism | en_US |
| dc.subject | Reading comprehension | en_US |
| dc.subject | Fading | en_US |
| dc.subject | Text | en_US |
| dc.subject | Behavior analysis | en_US |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL | pt_BR |
| dc.title | Avaliação de um procedimento de fading para ensino de leitura com compreensão de texto para uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) | pt_BR |
| dc.title.alternative | Evaluation of a fading procedure to teach text reading comprehension to a child with Autistic Spectrum Disorder (ASD) | en_US |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento | |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Maria Luiza Menezes Tenório.pdf | 1,14 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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