REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literária
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/45234
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dc.creatorBrito, Dulcelice de Alcantara Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4711448468709566pt_BR
dc.contributor.advisor1Celestino, Ricardo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2369981548936324pt_BR
dc.date.accessioned2025-09-17T18:03:08Z-
dc.date.available2025-09-17T18:03:08Z-
dc.date.issued2025-08-08-
dc.identifier.citationBrito, Dulcelice de Alcantara Santos. O desfiar das memórias em contos de Aleilton Fonseca. 2025. Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Programa de Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literária da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/45234-
dc.description.resumoA dissertação apresentada tem como objetivo principal analisar as memórias nos contos "O Sabor das Nuvens", "O Sorriso da Estrela" e "O Pescador", de Aleilton Fonseca, extraídos do livro O Desterro dos Mortos. O estudo dialoga com as teorias de Ricardo Piglia sobre as "duas histórias" no conto e de Viktor Chklovski sobre o estranhamento (ostranênie). Aleilton Fonseca é um autor baiano multifacetado, com reconhecimento na literatura brasileira. Os contos escolhidos exploram a memória através de narradores que revisitam o passado: em "O Sabor das Nuvens", a infância numa fábrica de biscoitos; em "O Sorriso da Estrela", a perda de uma irmã; e em "O Pescador", o reencontro com a infância durante uma pescaria. A pesquisa busca identificar nos contos a história superficial e a subjacente, o elemento surpresa e a tensão, além de compreender o uso de memórias sonhadas/ imaginadas e a manifestação dessas memórias através dos sentidos dos personagens. A justificativa para o estudo reside no interesse em dar visibilidade à obra de Fonseca, abordando a morte e a perda sob uma perspectiva de entrelaçamento com a memória, nostalgia e prazer. A escolha dos contos baseia-se na forte presença sinestésica e na exploração de vivências que "poderiam ter acontecido, mas não se concretizaram”. O referencial teórico inclui as reflexões de Santo Agostinho sobre a memória, a distinção de Marcel Proust entre memória voluntária e involuntária, a teoria do estranhamento de Viktor Chklovski (que destaca a importância dos sentidos e da percepção prolongada), e as ideias de Ricardo Piglia sobre a estrutura narrativa do conto. A dissertação será dividida em capítulos dedicados à fortuna crítica, fundamentação teórica e análise dos contospt_BR
dc.description.abstractThis dissertation aims to analyze the representation of memory in Aleilton Fonseca's short stories "O Sabor das Nuvens", "O Sorriso da Estrela", and "O Pescador", extracted from his book O Desterro dos Mortos. The study engages with Ricardo Piglia's theories on the "two stories" in a short story and Viktor Chklovski's concept of defamiliarization (ostranênie). Aleilton Fonseca is a multifaceted Brazilian author, recognized in national literature. The selected stories explore memory through narrators who revisit their past: childhood experiences in "O Sabor das Nuvens", the loss of a sister in "O Sorriso da Estrela", and a reunion with childhood during a fishing trip in "O Pescador". The research seeks to identify superficial and underlying narratives, elements of surprise and tension, and to understand the use of dreamed/ imagined memories and their sensory manifestations within the characters. The study is justified by the interest in giving visibility to Fonseca's work, which approaches death and loss from a perspective intertwined with memory, nostalgia, and pleasure. The choice of stories is based on their strong synesthetic presence and the exploration of experiences that "could have happened, but did not materialize." The theoretical framework includes reflections from Saint Augustine on memory, Marcel Proust's distinction between voluntary and involuntary memory, Viktor Chklovski's theory of defamiliarization (emphasizing the importance of senses and prolonged perception), and Ricardo Piglia's ideas on short story narrative structure. The dissertation is organized into chapters covering critical reception, theoretical foundations, and story analysisen_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literáriapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectContopt_BR
dc.subjectEstranhamentopt_BR
dc.subjectSinestesiapt_BR
dc.subjectRicardo Pigliapt_BR
dc.subjectMemoryen_US
dc.subjectShort storyen_US
dc.subjectDefamiliarizationen_US
dc.subjectSynesthesiaen_US
dc.subjectRicardo Pigliaen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIApt_BR
dc.titleO desfiar das memórias em contos de Aleilton Fonsecapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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