REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Serviço Social
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/45025
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNascimento, Daiana Cristina do-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2528087490569939pt_BR
dc.contributor.advisor1Abramides, Maria Beatriz Costa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2931326982352100pt_BR
dc.date.accessioned2025-07-10T18:39:01Z-
dc.date.available2025-07-10T18:39:01Z-
dc.date.issued2025-06-26-
dc.identifier.citationNascimento, Daiana Cristina do. A produção teórica das mulheres negras sobre a questão étnico-racial: quilombagem na formação em serviço social. 2025. Tese (Doutorado em Serviço Social) - Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/45025-
dc.description.resumoEsta tese investigou a produção teórica de mulheres negras docentes sobre a questão étnico-racial, compreendida como expressão de quilombagem na graduação em Serviço Social. A pesquisa evidencia a urgência de integrar as produções dessas intelectuais à formação profissional, reconhecendo nelas elementos indispensáveis para a construção de currículos racializados, comprometidos com a crítica social e com o enfrentamento do racismo, estrutural e estruturante da formação social brasileira. O racismo impacta violentamente a classe trabalhadora negra desde o período escravista. As assistentes sociais, majoritariamente mulheres negras, integram essa classe e direcionam suas intervenções profissionais em um contexto de desigualdades históricas na sociedade capitalista. A pesquisa foi motivada pela experiência profissional e vivência da autora como mulher negra na universidade e em coletivos da pós-graduação. Partiu-se do pressuposto de uma escassa presença da produção teórica de mulheres negras docentes sobre a questão étnico-racial nos planos de ensino. Adotando uma abordagem metodológica que articula o quali-quantitativo, fundamentada no materialismo histórico-dialético e na escrevivência, a pesquisa combinou revisão bibliográfica e análise documental. Foram analisadas as bibliografias básicas de 163 disciplinas dos cursos de graduação em Serviço Social de seis universidades federais brasileiras no biênio 2023-2024, cada uma representando uma regional da ABEPSS. A identificação de gênero e raça das autoras considerou critérios onomásticos, fenotípicos e a confirmação da autodeclaração racial. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo, ao método dialético e à escrevivência. Apesar dos avanços no interior da categoria, a pesquisa constatou uma lacuna formativa marcada por resquícios de conservadorismo e estruturas de poder que estrategicamente perpetuam a ausência da produção teórica das mulheres negras nos planos de ensino, ou seja, no processo de formação que se consolida em sala de aula. Contudo, a presença da quilombagem e da subversão é notória. A inserção orgânica e sistemática dessas produções, para além da representatividade, configura-se como um imperativo ético e político para o fortalecimento de um projeto profissional genuinamente comprometido com a classe trabalhadora e com a formação crítica, antirracista e anticapitalistapt_BR
dc.description.abstractThis thesis investigated the theoretical production of Black women professors on the ethno-racial question, understood as an expression of quilombagem in Social Work undergraduate education. The research highlights the urgency of integrating the productions of these intellectuals into professional training, recognizing in them indispensable elements for the construction of racialized curricula, committed to social critique and to confronting racism, which is structural and structuring in Brazilian social formation. Racism violently impacts the Black working class since the slavery period. Social workers, predominantly Black women, are part of this class and direct their professional interventions in a context of historical inequalities in capitalist society. The research was motivated by the author's professional experience and lived experience as a Black woman in the university and in postgraduate collectives. It began with the assumption of a scarce presence of the theoretical production of Black women professors on the ethno-racial question in teaching plans. Adopting a ethodological approach that articulates the qualitative and quantitative, grounded in historical-dialectical materialism and escrevivência (written-living), the research combined bibliographic review and documentary analysis. The basic bibliographies of 163 disciplines from undergraduate Social Work courses at six Brazilian federal universities in the 2023-2024 biennium were analyzed, each representing a regional of ABEPSS (Brazilian Association of Teaching and Research in Social Work). The identification of gender and race of the authors considered onomastic, phenotypic criteria, and confirmation of racial self-declaration. The data were submitted to content analysis, the dialectical method, and escrevivência. Despite advancements within the professional category, the research found a formative gap marked by remnants of conservatism and power structures that strategically perpetuate the absence of the theoretical production of Black women in teaching plans, that is, in the formation process that is consolidated in the classroom. However, the presence of quilombagem and subversion is notable. The organic and systematic insertion of these productions, beyond representativeness, constitutes an ethical and political imperative for the construction of a professional project genuinely committed to the working class and to the anti-racist and anti-capitalist struggleen_US
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Sociaispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Serviço Socialpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMulheres negraspt_BR
dc.subjectQuestão étnico-racialpt_BR
dc.subjectQuilombagempt_BR
dc.subjectServiço Socialpt_BR
dc.subjectFormação antirracistapt_BR
dc.subjectBlack womenen_US
dc.subjectEthno-racial questionen_US
dc.subjectQuilombagemen_US
dc.subjectSocial Worken_US
dc.subjectAnti-racist educationen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpt_BR
dc.titleA produção teórica das mulheres negras sobre a questão étnico-racial: quilombagem na formação em serviço socialpt_BR
dc.title.alternativeThe theoretical production of black women on the ethno-racial question: quilombagem in social work educationen_US
dc.typeTesept_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Daiana Cristina do Nascimento.pdf2,77 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.