REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/44966
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVinicius, Yannes Souza Georgo Poulos
dc.contributor.advisor1Catta-Preta, Marisa Vicente
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6708098084843603pt_BR
dc.date.accessioned2025-07-08T17:45:25Z-
dc.date.available2025-07-08T17:45:25Z-
dc.date.issued2025-06-20
dc.identifier.citationVinicius, Yannes Souza Georgo Poulos. Análise da dimensão projetiva no processo de criação de personagens no RPG de mesa à luz da psicologia analítica. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/44966-
dc.description.resumoEste trabalho, a ser efetivado durante a elaboração de um trabalho de conclusão de curso, pretende fazer uma análise do aspecto projetivo presente no processo de criação de personagens de jogadores de Role-Playing Games (RPGs) de mesa, à luz da psicologia analítica de Jung, de forma a compreender o potencial que este processo tem, tanto na elaboração de conteúdos inconscientes, quanto em sua incorporação na consciência feita por jogadores durante os processos de criação imaginativa e de jogo envolvendo encenação em um contexto lúdico.Para isso foi feita uma pesquisa literária, acerca dos conceitos da dinâmica do inconsciente, com enfoque nos trabalhos de Jung e pesquisadores junguianos como Marie-Louise von Franz e Carlos Augusto Serbena, e uma busca por pesquisas e artigos já escritos sobre RPGs de mesa, com principal embasamento nos trabalhos feitos por Paula Guimarães e os livros de base para os sistemas utilizados como exemplo ao longo do trabalhopt_BR
dc.description.abstractThis work, to be carried out during the preparation of a final course project, aims to analyze the projective aspect present in the character creation process of tabletop Role-Playing Games (RPGs), in light of Jung's analytical psychology, in order to understand the potential that this process has, both in the elaboration of unconscious contents, and in their incorporation into the consciousness made by players during imaginative creation and gameplay involving enactment in a playful context. To this end, a literary research was conducted regarding the concepts of the dynamics of the unconscious, focusing on the works of Jung and Jungian researchers such as Marie-Louise von Franz and Carlos Augusto Serbena, as well as a search for research and articles already written about tabletop RPGs, primarily based on the works of Paula Guimarães and the foundational books for the systems used as examples throughout the worken_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanas e da Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programGraduação em Psicologiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRPGpt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectPsicologia analíticapt_BR
dc.subjectProjeçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleAnálise da dimensão projetiva no processo de criação de personagens no RPG de mesa à luz da psicologia analíticapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC vinicius_Marisa Vicente Catta 1.pdf557,06 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.