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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/44718
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Sério, Thiago Henrique | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5437858069749089 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Bassani, Marlise Aparecida | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5828404873323236 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-06-27T17:53:52Z | - |
dc.date.available | 2025-06-27T17:53:52Z | - |
dc.date.issued | 2025-06-02 | |
dc.identifier.citation | Sério, Thiago Henrique. Colorida-mente: um estudo sobre subjetividades das cores entre estudantes de design e psicologia. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/44718 | - |
dc.description.resumo | A cor é um fenômeno complexo multifacetado que abrange desde o sistema sensorial até o psicológico, composta de uma realidade químico-física, e de uma realidade subjetiva, compreendida pelas sensações e efeitos que cada cor causa e significados atrelados a cada arranjo de cores. O objetivo da presente pesquisa foi estudar se a dimensão subjetiva das cores (entendida como o conjunto de estados subjetivos e efeitos que cada cor provoca) percebida por estudantes de Design é a mesma que em estudantes de Psicologia. Procuramos, também, compreender possíveis pontos de convergência e de divergência entre os dois grupos, acerca da variedade de significados que as cores podem revelar no cotidiano. Participaram 20 estudantes, 10 de cada curso superior. Os métodos de coleta de informações foram compostos por aplicação de um questionário (elaborado para a pesquisa), composto por um conjunto de cores (total de 13 opções), a serem relacionadas a um conjunto de conceitos (32, tais como, alegria, surpresa, amizade), a fim de elaborar um acorde cromático sobre aquele conceito. Foram realizadas entrevistas com 2 participantes, de cada curso, com foco no motivo das associações. Montados os acordes cromáticos, agrupados por estados subjetivos e qualidade de vida, nos revelaram que estudantes de Psicologia tendem mais ao impacto subjetivo da cor e os de Design, visam ao papel expressivo dela. Discutem-se possibilidades de novas pesquisas abordando questões culturais sobre cores e sentimentos | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC-SP | pt_BR |
dc.publisher.program | Graduação em Psicologia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Psicologia das cores | pt_BR |
dc.subject | Acorde cromático | pt_BR |
dc.subject | Estados subjetivos | pt_BR |
dc.title | Colorida-mente: um estudo sobre subjetividades das cores entre estudantes de design e psicologia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TCC Colorida-Mente, um estudo sobre subjetivi_Marlise A. Bassani.pdf | 2,71 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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