REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/44706
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMacedo, João Cardoso
dc.contributor.advisor1Santos, Augusto Felippe Caramico dos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8495011373817454pt_BR
dc.date.accessioned2025-06-27T17:53:48Z-
dc.date.available2025-06-27T17:53:48Z-
dc.date.issued2025-06-23
dc.identifier.citationMacedo, João Cardoso. A entrada de marcas chinesas no mercado automobilístico brasileiro: desafios e resultados. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/44706-
dc.description.resumoO objetivo desse estudo foi analisar a entrada das empresas chinesas no mercado automobilístico brasileiro, compreendendo as estratégias utilizadas, os desafios enfrentados e as oportunidades vigentes entendendo a melhor estratégia para a inserção de novas empresas neste setor no Brasil. Para isso, a metodologia contemplou uma pesquisa bibliográfica, com caráter qualitativo, exploratório e descritivo. Foram selecionados estudos recentes e relevantes sobre o tema. Adicionalmente, foi realizada uma coleta de dados na base ABEIFA que considerou dados de 2024 e 2025. Os resultados demonstraram que as empresas chinesas se utilizam de estratégias particulares para implementar seus respectivos processos de entradas no Brasil. A exemplo, as montadoras GWM e BYD são fortes na fabricação de automóveis híbridos e elétricos. Já a Caoa Chery e a JAC Motors, fabricam carros à combustão e carros híbridos os quais são inclusive comercializados no Brasil. É possível concluir que as fabricantes chinesas no Brasil são detentoras de estratégias eficientes as quais aos poucos, vem conquistando os consumidorespt_BR
dc.description.abstractThe objective of this study was to analyze the entry of Chinese companies into the Brazilian automotive market, understanding the strategies used, the challenges faced and the current opportunities, understanding the best strategy for the insertion of new companies in this sector in Brazil. To this end, the methodology included a bibliographical research, with a qualitative, exploratory and descriptive character. Recent and relevant studies on the subject were selected. Additionally, a data collection was carried out in the ABEIFA database that considered data from 2024 and 2025. The results showed that Chinese companies use particular strategies to implement their respective entry processes in Brazil. For example, the automakers GWM and BYD are strong in the manufacture of hybrid and electric cars. Caoa Chery and JAC Motors, on the other hand, manufacture combustion and hybrid cars, which are even sold in Brazil. It is possible to conclude that Chinese manufacturers in Brazil have efficient strategies that are gradually winning over consumersen_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programGraduação em Administraçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMercado automobilísticopt_BR
dc.subjectAutomóveis chinesespt_BR
dc.subjectAutomotive marketen_US
dc.subjectChinese carsen_US
dc.subjectBrazilian marketen_US
dc.titleA entrada de marcas chinesas no mercado automobilístico brasileiro: desafios e resultadospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
João Macedo Entrega Final_Augusto Felippe Cara.pdf476,58 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.