REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/44361
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCavalheiro, Mariane-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2277492328405980pt_BR
dc.contributor.advisor1Braga, Maria Lucia Santaella-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8886485096957731pt_BR
dc.date.accessioned2025-05-20T14:59:45Z-
dc.date.available2025-05-20T14:59:45Z-
dc.date.issued2025-04-07-
dc.identifier.citationCavalheiro, Mariane. A criação artística como espaço de pesquisa e experimentações em inteligência artificial. 2025. Tese (Doutorado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/44361-
dc.description.resumoNo âmbito deste estudo, investigou-se como artistas, programadores e equipes multidisciplinares atuam em espaços de criação, combinando a Inteligência Artificial (IA) ao fazer artístico. Os desafios e as oportunidades que surgem quando diversas linguagens são experimentadas de forma laboratorial foram abordados, com destaque para a importância da colaboração interdisciplinar, das comunidades participativas e da prática artística experimental. O pensamento computacional, aplicado à tomada de decisões e resolução de problemas, que promove a criatividade, o raciocínio lógico e a capacidade de abstração, criando formas de expressão artística em seus processos, foi estudado, pois permite que artistas e programadores colaborem entre sistemas, utilizando algoritmos e modelos computacionais aplicados na criação artística, explorando padrões estéticos e interações complexas, através de códigos abertos em construções múltiplas. Artistas como Alexandre Villares e laboratórios de pesquisa de criações artísticas, como dos pesquisadores Lev Manovich, Fabrizio Poltronieri, que desenvolvem técnicas de aprendizagem de máquinas na produção de narrativas de imagens, de improvisação de interfaces entre humanos e não humanos, foram objetos desta pesquisa, em busca de integrar a IA de forma responsiva e colaborativa. A IA, instaurada em interfaces e cotidianamente sendo treinada, torna-se um dos atores que compõem esse processo, moldados pelas interações e adversidades; definindo novas estruturas de pensamento; influenciando mutualmente a redefinição de processos de criação; transformando, à medida que se compõem por elementos sociais, morais, éticos, materiais e discursivos. Foi verificado que, nos museus, a IA atua como agente cognitivo, transformando a maneira como é percebida e processada essa construção coletiva e colaborativa. Ao gerenciar arquivos, memórias estabelecem inclusões de reparos históricos, trazendo a prática e a valoração de representatividade, tornando a experiência cultural mais justa e oferecendo treinamento com diferentes vocabulários, como matrizes, expandindo e simulando, através de modelos computacionais, a criação artística que pode servir como aprofundamento da sensibilidade humana, replicando ações e diferentes contextos imaginativospt_BR
dc.description.abstractThis study investigates how artists, programmers, and multidisciplinary teams operate in creative spaces, combining artificial intelligence (AI) with artistic practice. The research addresses the challenges and opportunities that arise when various languages are experimentally explored in a laboratory setting, highlighting the importance of interdisciplinary collaboration, participatory communities, and experimental artistic practice. Computational thinking, for decision-making and problem-solving, promotes creativity, logical reasoning, and abstraction, creating new forms of artistic expression in their processes. This allows artists and programmers to collaborate across systems, using algorithms and computational models applied to artistic creation, exploring aesthetic patterns and complex interactions through open codes in multiple constructions. Artists like Alexandre Villares, and research laboratories for artistic creations such as those of researchers Lev Manovich and Fabrizio Poltronieri, who develop machine learning techniques in the production of image narratives and improvisation of interfaces between humans and non-humans, are the objectives of this research in seeking to integrate AI in a responsive and collaborative manner. Artificial intelligence (AI) embedded in interfaces and continuously trained becomes one of the actors in this process, being shaped by interactions and adversities, defining new structures of thought, mutually influencing the redefinition of creation processes, transforming as they are composed through social, moral, ethical, material, and discursive elements. In museums, AI acts as a cognitive agent, transforming the way we perceive and process this collective and collaborative construction process. By managing archives and memories, it establishes inclusions of historical repairs, bringing the practice and valuation of representativeness, transforming the cultural experience into a fairer one and offering training with different vocabularies as matrices, expanding and simulating artistic creation through computational models that can serve as a deepening of human sensitivity, replicating actions and different imaginative contextsen_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Exatas e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digitalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectColaboração artísticapt_BR
dc.subjectProcesso criativopt_BR
dc.subjectIA e artept_BR
dc.subjectArtistic collaborationen_US
dc.subjectCreative processen_US
dc.subjectAI and arten_US
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.titleA criação artística como espaço de pesquisa e experimentações em inteligência artificialpt_BR
dc.typeTesept_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIANE CAVALHEIRO.pdf4,38 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.