REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
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dc.creatorGimenes, Helena Kimie Fugiwara
dc.contributor.advisor1Bastos, Marcus Vinicius Fainer
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9966205713012870pt_BR
dc.date.accessioned2025-01-27T19:34:35Z-
dc.date.available2025-01-27T19:34:35Z-
dc.date.issued2024-06-21
dc.identifier.citationGimenes, Helena Kimie Fugiwara. Quando o meme invade as telas. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arte: História, Crítica e Curadoria) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/43956-
dc.description.resumoO presente trabalho busca compreender o meme e sua estruturação como conceito, numa perspectiva da arte. Não só investigar as influências da computação e internet na arte contemporânea, aqui pretende-se posicionar o fenômeno contemporâneo do meme, como mídia. Da origem do termo, no campo da biologia, à sua apropriação mais recente, na comunicação informal das redes sociais, serão pontuadas as relações entre as características estruturantes deste conceito – definidas pela memética – e os elementos estéticos que posicionam o meme numa perspectiva da comunicação. Imitação, replicação e intervenção são elementos constantes que dão base aos cruzamentos entre a arte e os memes e aqui, farão a ponte para compreendermos os modos em que o meme aparece na arte ou como arte, e viceversa. Para delimitarmos estas relações, serão analisados exemplos de memes, suas características, categorizações e aspectos estéticos, que potencializam as maneiras que essas imagens “viralizam” e são replicadaspt_BR
dc.description.abstractThis research aims to understand the meme and its structuring as a concept from an art perspective. As well as investigating the influences of computing and the internet on contemporary art, the aim here is to position the contemporary phenomenon of the meme as a medium. From the origin of the term in the field of biology to its more recent appropriation in the informal communication of social networks, the relationships between the structuring characteristics of this concept - defined by memetics - and the aesthetic elements that position the meme from a communication perspective will be highlighted. Imitation, replication and intervention are the constant elements that underpin the intersections between art and memes, and here they will be the bridge to understanding the ways in which the meme appears in art or as art, and vice versa. In order to delimit these relationships, we will analyze examples of memes, their characteristics, categorizations and aesthetic aspects, which enhance the ways in which these images “go viral” and are replicateden_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programGraduação em Arte: História, Crítica e Curadoriapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMemespt_BR
dc.subjectArte contemporânea brasileirapt_BR
dc.subjectLinguagem meméticapt_BR
dc.subjectInternetpt_BR
dc.subjectMemesen_US
dc.subjectBrazilian contemporary arten_US
dc.subjectMemetic languageen_US
dc.subjectInterneten_US
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::CRITICA DA ARTEpt_BR
dc.titleQuando o meme invade as telaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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