REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/43903
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSão João, Adriano-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1153141756810517pt_BR
dc.contributor.advisor1Perine, Marcelo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3168760440715752pt_BR
dc.date.accessioned2025-01-27T18:23:24Z-
dc.date.available2025-01-27T18:23:24Z-
dc.date.issued2024-12-16-
dc.identifier.citationSão João, Adriano. O verdadeiro sacrifício no livro X de A Cidade de Deus de Santo Agostinho. 2024. Tese (Doutorado em Filosofia) - Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/43903-
dc.description.resumoAgostinho é um dos poucos pensadores da Antiguidade Tardia a oferecer uma reflexão profunda e densa sobre o sacrifício. A nossa pesquisa se propõe a desenvolver uma leitura crítica do livro X da obra De Civitate Dei, analisando a noção agostiniana de verum sacrificium. Também procura examinar o modo como Agostinho compreende o verdadeiro culto e o verdadeiro sacrifício no cristianismo, em confronto com a religião pagã e com a filosofia neoplatônica. Ao mesmo tempo, analisa a relação que existe entre sacrifício e cidade, religião e política. Queremos mostrar que, na visão de Agostinho, o sacrifício visível é o sacramento, ou seja, o sacrum signum do sacrifício invisível. Deus não quer o sacrifício de animal sacrificado, mas o sacrifício de coração contrito. O verdadeiro sacrifício é toda obra que o cristão pratica para se unir a Deus em santa união, quer dizer, toda obra relacionada com o supremo bem, princípio único da verdadeira felicidade. Mas o fundamento do sacrifício visível que, segundo a verdadeira religião, deve ser oferecido a Deus único e invisível é Jesus Cristo. O supremo e verdadeiro sacrifício é efetuado pelo Mediador entre Deus e os homens. Na forma de Deus, ele recebe o sacrifício com o Pai, com quem é Deus Uno; na forma de escravo, preferiu ser sacrifício a recebê-lo, a fim de ninguém pensar que se deve oferecer sacrifícios a qualquer criatura. Por isso, Ele é o sacerdote, o ofertante e a oblação. Cristo quis que de semelhante realidade fosse cotidiano o sacrifício da Igreja, de quem Ele é a Cabeça e que se oferece a si mesma por intermédio dele. Somente os cidadãos da Cidade de Deus realizam o verdadeiro sacrifício na eucaristia. Os sacrifícios da religião pagã são falsos. O caminho de purificação da alma proposto pelo neoplatonismo é ilusóriopt_BR
dc.description.abstractAugustine is one of the few thinkers of late Antiquity to offer a profound and dense reflection on sacrifice. Our research aims to develop a critical reading of Book X of the work De Civitate Dei, by analyzing the Augustinian notion of verum sacrificium. It also seeks to examine how Augustine understands true worship and true sacrifice in Christianity, in comparison with pagan religion and Neoplatonic philosophy. At the same time, it analyzes the relationship between sacrifice and the city, religion and politics. We want to show that, in Augustine’s view, the visible sacrifice is the sacrament, that is, the sacrum signum of the invisible sacrifice. God does not want the sacrifice of a sacrificed animal, but the sacrifice of a contrite heart. The true sacrifice is every work that the Christian does to unite himself to God in holy union, that is, every work related to the supreme good, the only principle of true happiness. But the foundation of the visible sacrifice which, according to true religion, must be offered to the one invisible God is Jesus Christ. The supreme and true sacrifice is made by the Mediator between God and man. In the form of God, he receives the sacrifice with the Father, with whom he is One God; in the form of a slave, he preferred to be the sacrifice rather than receive it, so that no one would think that sacrifices should be offered to any creature. That is why he is the priest, the offerer and the oblation. Christ wanted this to be the daily sacrifice of the Church, of which he is the Head and which offers itself through him. Only the citizens of the City of God make the true sacrifice in the Eucharist. The sacrifices of pagan religion are false. The path of purification of the soul proposed by Neoplatonism is illusoryen_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSacrifíciopt_BR
dc.subjectCultopt_BR
dc.subjectMediaçãopt_BR
dc.subjectCristopt_BR
dc.subjectIgrejapt_BR
dc.subjectEucaristiapt_BR
dc.subjectSacrificeen_US
dc.subjectWorshipen_US
dc.subjectMediationen_US
dc.subjectChristen_US
dc.subjectChurchen_US
dc.subjectEucharisten_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApt_BR
dc.titleO verdadeiro sacrifício no livro X de A Cidade de Deus de Santo Agostinhopt_BR
dc.title.alternativeThe true sacrifice in book X of St Augustine’s Civitas Deien_US
dc.typeTesept_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Filosofia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Adriano São João.pdf3,32 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.