REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/4388
Tipo: Dissertação
Título: Música e Dança: a sonosfera como ambiente midiático
Título(s) alternativo(s): Music and Dance: the soundsphere as media atmosphere
Autor(es): Carvalho, Fábio Cardia de
Primeiro Orientador: Katz, Helena
Resumo: Os processos de comunicação que envolvem a música apresentam-se como um objeto que favorece o entendimento proposto por Damásio (1996) sobre a relação entre razão e emoção. O interesse em tratar da comunicação via música com esta abordagem teórica se dá porque com ela se valoriza o papel do corpo nesse processo. Além disso, permite também que se compreenda o relacionamento entre música e dança sem hipertrofia da emoção. Freqüentemente a música tem sido estudada a partir de uma visão dualista: como um fenômeno externo a um corpo, causado pelo corpo, mas nunca parte integrante do mesmo. Esse dualismo ofuscou a abordagem da música como parte integrante de um corpo que se expressa e se comunica com outros corpos e com seu meio ambiente. A música é um sistema complexo que provém do próprio corpo, de seus processos biológicos e cognitivos. Assim sendo, sua ligação com um corpo que gesticula, um corpo que se movimenta - como acontece em dança - pode ser estudado de maneira diferenciada. A compreensão e aceitação da música como parte de um corpo faz ruir a visão dualista que atrapalha a compreensão da música como ferramenta nos processo de comunicação: a música não é tão somente mensagem, resultado e causa de um corpo que comunica, mas faz parte integrante do próprio corpo que comunica. Por isso, a importância de conhecermos as relações entre a música e o corpo. O processo de cognição da música depende da sincronia e integração de várias áreas cerebrais, diferentes tipos de memória e diferentes sistemas sensoriomotores. Essa premissa permite posicionar a música como um sistema próprio, único, pois a emoção que parece gerada no primeiro estágio da audição não filtra, mas pertence à percepção em curso, que carrega emoção e referência num mesmo corpus. O objetivo da dissertação, portanto, é o de colaborar na difusão dos entendimentos acima apresentados e, para tal, além da revisão bibliográfica empregada na apresentação da sua hipótese, se debruçará sobre a obra de Fábio Cardia, aqui tomada como um estudo de caso.
Abstract: The communication processes that involve the music come as an object that favors the understanding proposed by Damásio (1996) about the relationship between reason and emotion. The interest in treating of the communication through music with this theoretical approach feels because with her the paper of the body is valued in that process. Frequently the music has been studied starting from a vision dualist: as an external phenomenon to a body, caused by the body, but never integral part of the same. That dualism obscured the approach of the music as integral part of a body that is expressed and he/she communicates with other bodies and with the environment. The music is a complex system that comes from the own body, of their biological and cognitive processes. Being like this, a connection with a body that gesticulates, a body that is moved - as it happens in dance - it can be studied in a differentiated way. The understanding and acceptance of the music as part of a body makes the vision dualist that disturbs the understanding of the music to collapse as tool in the communication process: the music is not so only message, result and cause of a body that it communicates, but it is integral part of the own body that communicates. Therefore, the importance of we know the relationships between the music and the body. The objective of the dissertation, therefore, it is above it of collaborating in the diffusion of the understandings presented and, for such, besides the revision bibliographical maid in the presentation of his/her hypothesis, he/she will lean over on Fábio Cardia's work, here socket as a case study.
Palavras-chave: Música e Dança
complexidade
sonosfera
corpomídia
Music and Dance
complexity
soundsphere
bodymedia
Musica
Danca
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
Citação: Carvalho, Fábio Cardia de. Música e Dança: a sonosfera como ambiente midiático. 2005. 163 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4388
Data do documento: 3-Out-2005
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FabioCardia.pdf
  Restricted Access
1,48 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.