Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/43681
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Covi, Monique Matos de Oliveira | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8672557766487028 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Viana, Elton de Andrade | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9316355772973863 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-13T17:44:11Z | - |
dc.date.available | 2024-12-13T17:44:11Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-29 | - |
dc.identifier.citation | Covi, Monique Matos de Oliveira. O desenvolvimento do ensino de quadriláteros e a organização de atividades, em duas coleções de livros didáticos para o Ensino Fundamental, por meio do quadro teórico de Bernard Parzysz. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/43681 | - |
dc.description.resumo | O estudo investiga como o ensino de quadriláteros é abordado em livros didáticos do Ensino Fundamental analisando duas coleções. Os objetivos são analisar a apresentação do tema nos livros e avaliar as transições entre volumes, tendo em vista as geometrias do quadro teórico de Parzysz. A pesquisa utiliza a revisão bibliográfica, focando em dissertações e teses da PUC-SP e da CAPES, e se baseia em autores como Jesus e Oliveira sobre o ensino de geometria. Constatou-se uma falta de pesquisas específicas sobre quadriláteros e Parzysz, além de lacunas em sugestões de materiais didáticos o que dificulta uma compreensão mais profunda do tema | pt_BR |
dc.description.abstract | The study investigates how the teaching of quadrilaterals is addressed in elementary school textbooks, analyzing two collections. The objectives are to analyze how the topic is presented in the books and assess transitions between the volumes, taking into account seen the geometries of Parzysz's theoretical framework. The research uses a literature review, focusing on dissertations and theses from PUC-SP and CAPES, and draws on authors such as Jesus and Oliveira on geometry teaching. It was found that there is a lack of specific research on quadrilaterals and Parzysz, as well as gaps in teaching materials that hinder a deeper understanding of the topic | en_US |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC-SP | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Quadriláteros | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos | pt_BR |
dc.subject | Geometria | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.subject | Materiais didáticos | pt_BR |
dc.subject | Quadrilaterals | en_US |
dc.subject | Textbooks | en_US |
dc.subject | Geometry | en_US |
dc.subject | Elementary Education | en_US |
dc.subject | Teaching materials | en_US |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.title | O desenvolvimento do ensino de quadriláteros e a organização de atividades, em duas coleções de livros didáticos para o Ensino Fundamental, por meio do quadro teórico de Bernard Parzysz | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monique Matos de Oliveira Covi.pdf | 4,73 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.