REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
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dc.creatorCovi, Monique Matos de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8672557766487028pt_BR
dc.contributor.advisor1Viana, Elton de Andrade-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9316355772973863pt_BR
dc.date.accessioned2024-12-13T17:44:11Z-
dc.date.available2024-12-13T17:44:11Z-
dc.date.issued2024-11-29-
dc.identifier.citationCovi, Monique Matos de Oliveira. O desenvolvimento do ensino de quadriláteros e a organização de atividades, em duas coleções de livros didáticos para o Ensino Fundamental, por meio do quadro teórico de Bernard Parzysz. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/43681-
dc.description.resumoO estudo investiga como o ensino de quadriláteros é abordado em livros didáticos do Ensino Fundamental analisando duas coleções. Os objetivos são analisar a apresentação do tema nos livros e avaliar as transições entre volumes, tendo em vista as geometrias do quadro teórico de Parzysz. A pesquisa utiliza a revisão bibliográfica, focando em dissertações e teses da PUC-SP e da CAPES, e se baseia em autores como Jesus e Oliveira sobre o ensino de geometria. Constatou-se uma falta de pesquisas específicas sobre quadriláteros e Parzysz, além de lacunas em sugestões de materiais didáticos o que dificulta uma compreensão mais profunda do temapt_BR
dc.description.abstractThe study investigates how the teaching of quadrilaterals is addressed in elementary school textbooks, analyzing two collections. The objectives are to analyze how the topic is presented in the books and assess transitions between the volumes, taking into account seen the geometries of Parzysz's theoretical framework. The research uses a literature review, focusing on dissertations and theses from PUC-SP and CAPES, and draws on authors such as Jesus and Oliveira on geometry teaching. It was found that there is a lack of specific research on quadrilaterals and Parzysz, as well as gaps in teaching materials that hinder a deeper understanding of the topicen_US
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Exatas e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectQuadriláterospt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectMateriais didáticospt_BR
dc.subjectQuadrilateralsen_US
dc.subjectTextbooksen_US
dc.subjectGeometryen_US
dc.subjectElementary Educationen_US
dc.subjectTeaching materialsen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleO desenvolvimento do ensino de quadriláteros e a organização de atividades, em duas coleções de livros didáticos para o Ensino Fundamental, por meio do quadro teórico de Bernard Parzyszpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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