REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/43413
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Clara Albuquerque Zilotti de
dc.contributor.advisor1Mello, Natália Nóbrega de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8939243298112836pt_BR
dc.date.accessioned2024-12-12T15:05:44Z-
dc.date.available2024-12-12T15:05:44Z-
dc.date.issued2024-11-27
dc.identifier.citationSouza, Clara Albuquerque Zilotti de. Fast fashion e ativismo digital: o papel das redes sociais na defesa dos direitos humanos. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Faculdade de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/43413-
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso investiga o papel das redes sociais no ativismo digital voltado para a defesa dos direitos humanos na indústria de fast fashion. A pesquisa analisa o impacto de campanhas digitais, como o movimento Fashion Revolution, que surgiu após o desastre do Rana Plaza em 2013, e suas hashtags #WhoMadeMyClothes, #IMadeYourClothes e #RanaPlazaNeverAgain. Essas campanhas têm mobilizado consumidores e pressionado empresas a adotarem práticas mais éticas e transparentes. Além disso, o estudo explora a eficácia dessas mobilizações em promover mudanças estruturais significativas na indústria da moda e combater fenômenos como o greenwashing. Conclui-se que, embora as campanhas digitais tenham elevado a conscientização e gerado pressão sobre as marcas, ainda existem lacunas nas regulamentações e na responsabilização corporativa. Para que as transformações sejam duradouras, é fundamental que haja um comprometimento real das empresas e a implementação de políticas mais rigorosas que assegurem os direitos dos trabalhadores nas cadeias produtivas globaispt_BR
dc.description.abstractThis thesis investigates the role of social media in digital activism focused on defending human rights within the fast fashion industry. The research analyzes the impact of digital campaigns, such as the Fashion Revolution movement, which emerged after the Rana Plaza disaster in 2013, and its hashtags #WhoMadeMyClothes, #IMadeYourClothes, and #RanaPlazaNeverAgain. These campaigns have mobilized consumers and pressured companies to adopt more ethical and transparent practices. Additionally, the study explores the effectiveness of these mobilizations in driving significant structural changes in the fashion industry and combating phenomena like greenwashing. The findings conclude that while digital campaigns have raised awareness and generated pressure on brands, there are still gaps in regulations and corporate accountability. For these transformations to be lasting, it is essential that there is a real commitment from companies and the implementation of stricter policies that ensure the rights of workers in global supply chainsen_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Sociaispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programGraduação em Relações Internacionaispt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFast fashionpt_BR
dc.subjectAtivismo digitalpt_BR
dc.subjectDireitos humanospt_BR
dc.subjectFashion revolutionpt_BR
dc.subjectRana Plazapt_BR
dc.subjectFast fashionen_US
dc.subjectDigital activismen_US
dc.subjectHuman rightsen_US
dc.subjectFashion revolutionen_US
dc.subjectRana Plazaen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICA INTERNACIONAL::RELACOES INTERNACIONAIS, BILATERAIS E MULTILATERAISpt_BR
dc.titleFast fashion e ativismo digital: o papel das redes sociais na defesa dos direitos humanospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Fast Fashion e Ativismo Digital_Natalia Nobrega de M 1.pdf328,48 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.