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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/4271
Tipo: | Dissertação |
Título: | O corpo que pensa - o treinamento corporal na formação do ator: Stanislavski, Artaud, Grotowski, Barba, Antunes Filho |
Autor(es): | Nunes, Sandra Meyer |
Primeiro Orientador: | Katz, Helena |
Resumo: | Este estudo discute o tratamento (teórico e prático) dado ao corpo na formação do ator, estabelecendo reflexões a partir do treinamento corporal e formulações teóricas a cerca do corpo de cinco influentes diretores de atares deste século: o russo Constantin Stanislavski (1863-1938), o francês Antonin Artaud (1896--1948), o italiano Eugênio Barba, o polonês Jerzy Grotowski e, no Brasil, José Antunes Filho. Estes diretores, além de entenderem a atuação e o processo de formação do ator como uma construção física, - através de um corpo instrumentalizado por um amplo universo de técnicas corporais - abriram a perspectiva de um corpo que pensa através de suas ações. Descrentes nas habilidades da mente e do cérebro em desencadear um ato "total" do ator, estes diretores propuseram um ator que pensa com o seu corpo, com suas ações, valorizando um tipo de presença cênica proveniente do corpo em ação no mundo. Entretanto, ainda que utilizando-se das mais diversas técnicas corporais, a eliminação de bloqueios físicos e psíquicos do ator e a superação dos obstáculos que o impedem de atuar mais plenamente passa a ser mais determinante no método de trabalho destes diretores do que o acúmulo de habilidades técnicas. Quando o ator incorpora em seu treinamento técnicas elaboradas fora de eixo estético ocidental, tais como procedimentos corporais e vocais de rituais pertencentes a sociedades mais tradicionais ou principias do budismo e taoismo, está caracterizando a "via negativa". Ainda que estes diretores não busquem fundamento para suas pesquisas na área cognitiva, as recentes teorias das ciências cognitivas proporcionam informações capazes de ampliar a compreensão dos processos que determinam como o homem conhece e representa o mundo à sua volta, bem como o papel do corpo e da mente nestes processos. O corpo, visto como o lugar em que são desencadeados os processos cognitivos, propõe outra abordagem para os conceitos de representação, e para as relações entre mente e corpo, razão e emoção. Este trabalho, que tem como foco o teatro, estará propondo um diálogo entre arte e ciência, atento ao discurso dos diretores citados e o treinamento corporal proposto por eles. Para discutir as relações entre corpo, mente, razão e emoção, utilizaremos as teorias cognitivas do neurologista português Antônio Damásio. E para tratar do corpo em ação no mundo, visto como o gerador dos processos de conhecimento, elegemos as teorias do biólogo chileno Francisco Varela |
Palavras-chave: | Cognicao Presenca teatral Tecnicas orientais Produtores e diretores de teatro Representacao (Atores) |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Comunicação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica |
Citação: | Nunes, Sandra Meyer. O corpo que pensa - o treinamento corporal na formação do ator: Stanislavski, Artaud, Grotowski, Barba, Antunes Filho. 1998. 142 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1998. |
Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4271 |
Data do documento: | 30-Nov-1998 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica |
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