REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/42518
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlexandre, Fernanda Galetti-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6707018240975215pt_BR
dc.contributor.advisor1Leão, Lúcia Isaltina Clemente-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5713834069018261pt_BR
dc.date.accessioned2024-08-21T18:08:16Z-
dc.date.available2024-08-21T18:08:16Z-
dc.date.issued2024-07-05-
dc.identifier.citationAlexandre, Fernanda Galetti. O silêncio e o audiovisual: complexidades dos processos de criação sonora. 2024. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/42518-
dc.description.resumoNo contexto dos estudos da comunicação que investigam as relações entre som e narrativa, na linha de pesquisa em processos de criação e na cultura, a presente dissertação de mestrado busca investigar como o silêncio pode ser compreendido como complexidade e elemento protagonista nas narrativas fílmicas. Entendendo o papel comunicacional dos ambientes sonoros na linguagem cinematográfica, objetiva-se refletir como cineastas e desenhistas de som são capazes de explorar o silêncio criativamente, de modo a transformá-lo em protagonista na construção da narrativa e das personagens. Para isso, serão explorados diferentes fenômenos comunicacionais presentes nos estudos de casos selecionados. A pesquisa, que tem como foco principal compreender as complexidades nos processos de criação na linguagem do cinema através do método da curadoria, é fundamentada nas metodologias de Lucia Leão e Michel Chion. A fundamentação do som e do silêncio como processo criativo tem como base teórica o desenhista de som Walter Murch. Para os estudos dos paradigmas da complexidade, serão usadas as teorias de Edgar Morin, além dos estudos do imaginário de Gilbert Durand investigados pelos professores Rogério de Almeida e Marcos Ferreira-Santos, possibilitando o aprofundamento nos modos de interpretação fílmica. A investigação do som e dos usos do silêncio no cinema visa também contribuir para o enriquecimento acadêmico na criação e produção de conteúdos dos audiovisuaispt_BR
dc.description.abstractIn the context of the field of communication, and within the line of research on creative processes in communication and culture, this master's thesis aims to contribute to the understanding of the complexities of the role of silence in audiovisual sound design. The dissertation begins by presenting a mapping of the meanings of silence in culture, film theories, arts, and literature, and dialogues with the thoughts of Chion, Cage, Murch, among others. To deepen the understanding of the complexities of silence in cinematographic language, we conducted an exercise in selection, editing, and curatorship in the format of a video essay. The experimentation, developed using Leão's method of cartography of imaginaries, allowed us to unveil different types of silence in cinema, and as a result, we proposed a typology. We then undertook a case study of a film, focusing on sound design and the importance of silence. Finally, we organized a series of notes on the teaching of sound creation processes and the uses of silence in cinema, aiming to establish bridges between theories, critical analysis, audiovisual production, and the expansion of perception and knowledge on the subject. Among the results achieved in the research, we list: a revision of the concept of silence in culture and imagination; curating uses of silence in cinema; a typology of dominances of silence in the audiovisual; and the proposition of principles for thinking about the teaching of sound design and practical applications of silenceen_US
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e Semióticapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesenho de sompt_BR
dc.subjectNarrativa cinematográficapt_BR
dc.subjectParadigmas da complexidadept_BR
dc.subjectProcessos de criaçãopt_BR
dc.subjectSilênciopt_BR
dc.subjectSound designen_US
dc.subjectCinematic narrativeen_US
dc.subjectComplexity paradigmsen_US
dc.subjectCreation processesen_US
dc.subjectSilenceen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.titleO silêncio e o audiovisual: complexidades dos processos de criação sonorapt_BR
dc.title.alternativeSilence and the audiovisual: the complexities of sound design processesen_US
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FERNANDA GALETTI ALEXANDRE.pdf10,41 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.