REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/42497
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSpínola, Sérgio Gouveia-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4460590237175412pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Maria da Graça Moreira da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7868517261081624pt_BR
dc.date.accessioned2024-08-21T18:02:32Z-
dc.date.available2024-08-21T18:02:32Z-
dc.date.issued2024-06-17-
dc.identifier.citationSpínola, Sérgio Gouveia. A educação física crítica na educação não formal: a ginástica para todos como possibilidade de atuação. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/42497-
dc.description.resumoEsta dissertação analisa a modalidade esportiva Ginástica Para Todos buscando identificar características relacionadas à formação do profissional em Educação Física na perspectiva das pedagogias críticas. O tema foi instigado pelas características da própria modalidade, uma prática gímnica que permite, através de sua prática, a participação de qualquer ser humano, independente de raça, nível social, idade, sexo, condição física ou técnica; de seu aspecto lúdico e da inexistência de normas rígidas para sua prática. Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, se desenvolve por meio da análise documental, e aponta caminhos da atuação do educador físico na perspectiva crítica apresentada por Paulo Freire por meio da análise do documento norteador do Programa Sesc de Esportes, do Sesc-SP, das características do educador crítico e dos conceitos da GPT. Os resultados demonstram que o diálogo entre a autonomia freiriana, a Ginástica para Todos e as diretrizes do Programa Sesc de Esportes se estabelece na busca pela emancipação e participação ativa dos indivíduos em uma prática corporal. A pesquisa reforça que a GPT encontra campo fecundo no contexto educacional, não só do Sesc São Paulo, mas também em todo cenário que se propuser a trabalhar a inclusão e a autonomia como forma de desenvolvimento humanopt_BR
dc.description.abstractThis dissertation analyzes the Gymnastics for All sport modality, aiming to identify characteristics related to the training of Physical Education professionals from the perspective of critical pedagogies. This study was motivated by the characteristics of the modality itself—a gymnastic practice that allows the participation of any human being, regardless of race, social level, age, gender, physical or technical condition; its playful aspect and the absence of rigid rules for its practice. This qualitative research is developed through document analysis and points out the paths of the physical educator's role from the critical perspective presented by Paulo Freire. The analysis focuses on the guiding document of the Sesc Sports Program, Sesc-SP, the characteristics of the critical educator, and the concepts of Gymnastics for All. The results demonstrate that the dialogue between Freirean autonomy, Gymnastics for All, and the guidelines of the Sesc Sports Program is established in the search for emancipation and active participation of individuals in bodily practice. The research reinforces that this modality finds fertile ground in the educational context, not only within Sesc São Paulo but also in any scenario that aims to work on inclusion and autonomy as a form of human developmenten_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação: Currículopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectPedagogia críticapt_BR
dc.subjectPaulo Freirept_BR
dc.subjectGinástica para todospt_BR
dc.subjectCurriculumen_US
dc.subjectPhysical educationen_US
dc.subjectCritical pedagogyen_US
dc.subjectPaulo Freireen_US
dc.subjectGymnastics for Allen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpt_BR
dc.titleA educação física crítica na educação não formal: a ginástica para todos como possibilidade de atuaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sergio Gouveia Spinola.pdf2,02 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.